Luciano Bivar (PSL), em entrevista à Rádio Folha
Luciano Bivar (PSL), em entrevista à Rádio FolhaFoto: Julya Caminha/Folha de Pernambuco

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), alegando recomendações médicas, sinaliza que não participará de debates no segundo turno. Em entrevista à Rádio Folha, o deputado federal eleito e presidente do PSL, Luciano Bivar, saiu em defesa do capitão da reserva, negando que a ausência de Bolsonaro nos confrontos com Fernando Haddad (PT) seja motivada por receio de cair nas pesquisas.

"Ele está ávido para participar desses debates, mas fisicamente ferido. E nós somos todos humanos. Ele psicologicamte, com aquela facada, não está tranquilo. Foi uma agresão violentíssima. Então não é fácil tudo isso", ponderou Bivar.

Leia também:
"Não existe esse clima beligerante", diz Luciano Bivar à Rádio Folha
Luciano Bivar conta bastidores da campanha presidencial de Bolsonaro
[Podcast] Bivar fala sobre Bolsonaro. Ronnie Duarte, da OAB, defende nordestinos


Palavras x Gestos - Luciano Bivar disse desconhecer as dezenas de declarações preconceituosas atribuídas a Jair Bolsonaro e os vários vídeos em que o próprio candidato profere frases de cunho racista, sexista ou homofóbico. Bivar atribuiu essas acusações a fake news e afirmou que o candidato do PSL vai desmentir esses fatos ao longo do segundo turno. "Os estereótipos que fizeram contra Bolsonaro agora ele está desconstrindo. Não tem nada que ele falou sobre isso, ele não tem esse preconceito", disse.

Bivar defendeu o caráter do capitão da reserva, que ele diz conhecer bem. "Os gestos que eu conheço de bolsonaro é que ele é um cara desprendido com relação à raça, à cor e à misoginia. Esse é o homem que eu conheço. O discurso às vezes não representa quem é o homem", avaliou. Para rebater as acusações de racismo contra Jair Bolsonaro, Bivar lembrou de "um candidato afradescendente" que procurou o presidenciável para usar o nome Bolsonaro nas urnas e foi eleito, e que a mulher candidato à presidência seria "filha de afrodescendente".

comece o dia bem informado: