Folha Política

Renata Bezerra de Melo

ver colunas anteriores
Senador Humberto Costa ( PT )
Senador Humberto Costa ( PT )Foto: Divulgação

Único representante do PT pernambucano no Congresso Nacional, o senador Humberto Costa considera "extemporâneas" posições colocadas, desde já, sobre o projeto majoritário do partido no Estado para 2018. Defende que um entendimento sobre isso só se dará mediante o Congresso Estadual no ano que vem e que um "entendimento com a direção nacional" será fundamental. Adverte, então, que, em Pernambuco, é preciso haver uma discussão das prioridades do PT. "Isso não está sendo discutido", observa.

Refere-se à ausência de debate sobre o Senado. Alguns petistas argumentam que Humberto concorrer à reeleição é algo implícito, dado como certo, razão pela qual o diretório estadual só teria decidido sobre ter candidatura própria sem entrar no mérito das vagas do Senado. Humberto, no entanto, não considera tão simples. E avisa: "Não vou (disputar reeleição) de qualquer jeito não. Não é assim. Não vou em qualquer situação. Tem que ser algo que tenha viabilidade". O senador está em Serra Talhada desde ontem, onde participa do Encontro de Vereadores do PT e da I Plenária Regional do PT.

Já colocou em outdoors
Danilo Cabral espalhou outdoors em vários pontos do Estado contra a privatização da Chesf. Destaca o aumento da energia como consequência da desestatização da empresa. A campanha é parte da mobilização da Frente Parlamentar Nacional em Defesa da Chesf, da qual o deputado é presidente.

Ímã > Quem acompanhou o governador Paulo Câmara na agenda, em Arcoverde ontem, foi o deputado João Fernando Coutinho. A despeito da proximidade que o parlamentar nutriu com o grupo do senador Fernando Bezerra Coelho, não seguirá os dissidentes que deixam a sigla em breve.

Assinados >
Paulo Câmara já assinou os atos. Os secretários Felipe Carreras (Turismo) e Kaio Maniçoba (Habitação) retornam, na segunda-feira, ao comando das pastas no Estado.

Times > Com o retorno de Kaio, Luciano Bivar é quem volta à Câmara Federal. E, mediante o retorno de Carreras a Pernambuco, quem votará na segunda denúncia contra Michel Temer é Cadoca. Bivar e Cadoca simpatizam com o presidente da República.

Jovens > Cristiano Pimentel, procurador-geral do Ministério Público de Contas, vai dar palestra sobre o papel do parlamentar na fiscalização do executivo. Falará para os vereadores jovens do Recife na segunda (23). O Parlamento Jovem é uma iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSC).

Bandeira... > A despeito de a audiência pública sobre o Pacto pela Vida ter terminado em bate-boca, desencadeado pelo tempo que o deputado oposicionista, Joel da Harpa, ocupou para seu discurso, o líder da oposição, Silvio Costa Filho, defende que o momento requer união das forças políticas e de toda a sociedade em defesa da população.

...branca > Soa contraditório que uma audiência para tratar do combate à violência tenha acabado, dentro do parlamento, em dedos em riste e gritos, trocados entre deputados estaduais - tumulto que demandou a intervenção de policiais militares.

Voto popular >
Através da consulta popular feita pela Internet do Prêmio Congresso em Foco 2017 foram validados 1.034.683 votos, dados por 130.113 pessoas. De Pernambuco, os deputados federais vencedores nessa categoria foram: Silvio Costa, Luciana Santos e Pastor Eurico, nessa ordem. Do Senado, Armando Monteiro Neto ficou em primeiro lugar.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: