Folha Política

Renata Bezerra de Melo

ver colunas anteriores
Paulo-Câmara-e-Eduardo da Fonte
Paulo-Câmara-e-Eduardo da FonteFoto: Divulgação

O anúncio deve se dar na próxima segunda-feira. Essa é a expectativa no Palácio das Princesas. Atual presidente do Porto do Recife e indicado pelo PP, Carlos Vilar assumirá a presidência do Complexo Portuário de Suape a partir da terça-feira. Isso significa que o comando do porto sai das mãos do MDB, do vice-governador Raul Henry, a quem o atual presidente de Suape, Marcos Baptista, é ligado. A movimentação atende reivindicação dos progressistas, que vinham trabalhando, inclusive, por um espaço na chapa majoritária da Frente Popular. Reduzir o espaço do MDB na atual conjuntura, quando o comando da mesma está em disputa judicial entre o grupo de Jarbas Vasconcelos e o do senador Fernando Bezerra Coelho, pode equivaler a uma garantia de espaço para os emedebistas na chapa majoritária de Paulo Câmara. Em outras palavras, o senador Jarbas Vasconcelos já vem repisando que concorrerá ao Senado, o que, em tese, deixa uma vaga a menos na chapa, na qual o PP também tentava conquistar um lugar. O MDB, assim, pode estar abrindo mão de Suape, mas ser agraciado na chapa. Entre palacianos, já é dado como certo que Marcos Baptista só permanece no cargo até a segunda-feira. O PP já ocupava algumas diretorias de Suape, além de comandar o Lafepe, o Ipem, o Porto do Recife, a administração de Fernando de Noronha e a Secretaria de Desenvolvimento Social. Presidente estadual da sigla, Eduardo da Fonte já afirmara, à coluna, que não aceitaria "prato feito", referindo-se à negociação do Palácio com o PT, que também pode estar na majoritária de Paulo Câmara. O aceno aos progressistas, então, chega na hora em que eles já aguardavam serem afagados. E, embora subtraia espaço do MDB na gestão, pode sinalizar para definições na majoritária envolvendo o MDB.

Ciro pede conversa com Paulo
Por volta das 12h da última quinta-feira, o presidenciável Ciro Gomes e o presidente do PDT, Carlos Lupi, telefonaram para o governador Paulo Câmara. O socialista encontrava-se em Ouricuri quando recebeu o telefonema. Os pedetistas solicitaram uma conversa. Paulo, que é vice-presidente nacional do PSB, ficou de agendar.

Prévia > O telefonema de Ciro e Lupi para Paulo Câmara se deu no mesmo dia em que o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, foi à mesa com Carlos Lupi, quando analisaram o quadro eleitoral e debateram eventual aliança entre as duas siglas para a corrida presidencial. Lupi e Siqueira se encontraram de manhã.

Marina Silva toma água de coco no Recife

Marina Silva toma água de coco no Recife - Foto: divulgação

Boa Viagem > A presidenciável Marina Silva, embora tenha se hospedado na Avenida Boa Viagem, não chegou a tomar banho de mar. Estava alerta à questão dos tubarões. Mas cuidou de tomar uma água de coco no calçadão.

Um olho no santo...> Na última quarta, o deputado Álvaro Porto participou, em Lajedo, da procissão de Santo Antônio, padroeiro do município.

...outro na farinha > Na quinta, amanheceu no Recife pra intermediar, na Superintendência do Ministério do Trabalho, acordo que garantiu a reabertura das casas de farinha fechadas no Agreste.

Homenageado > O deputado federal André de Paula será homenageado, na próxima segunda-feira, na Câmara de Vereadores do Recife com a Medalha do Mérito José Mariano, às 18h.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: