Folha Política

Renata Bezerra de Melo

ver colunas anteriores
João Paulo na Rádio Folha
João Paulo na Rádio FolhaFoto: Kleyvson Santos/Folha de Pernambuco

Aos 66 anos, o ex-prefeito do Recife, João Paulo (PCdoB), está consciente de que encerrará seu mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco aos 70 anos. Ao grifar a idade que tem, ele avisa: "Para disputar qualquer prefeitura, seja Recife, Jaboatão ou Olinda, só se fosse, assim, para cumprir uma tarefa partidária".

E explica: "Porque, veja bem, quem é prefeito do Recife e sai com 88% de aprovação, teria que superar sua própria marca, seja em Recife ou em outra cidade, cidades inclusive que eu já disputei". João Paulo fez a ponderação ao ser indagado sobre as chances de concorrer à Prefeitura de Olinda em entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7, desta segunda-feira (13).

Em 1992, ele disputou a Prefeitura de Jaboatão, onde já morou por muitos anos e trabalhou em fábricas. Em Olinda, ele nasceu e morou muito tempo também. "Até porque meu pai,
muitas vezes desempregado, a gente era obrigado a mudar e
eu, talvez, seja a pessoa no Recife que mais se mudou, porque meu pai, quando se desempregava, a gente tava mudando de casa ou, muitas vezes, morando como eu morei lá na vila naval, que meu tio era da marinha", relata.

Então, ele contabiliza a experiência que acumulou no Executivo. Foi prefeito do Recife por dois mandatos, entre 2001 e 2008. "Lógico que acumulei experiência muito grande. Você tem um trabalho significativo. Não pode esquecer da minha gestão com obras como a Via Mangue, a paralela da Caxangá, o Canal do Cavoco, a retirada de palafitas da Beira Rio, ali da Via Mangue, o trabalho de recuperação de Brasília Teimosa, o parque Dona Lindu, obras que marcaram e, mesmo 10 anos depois de eu sair, todos guardam grande lembrança dessa experiência", enumera o parlamentar.

Daí, ele reforça que "a possibilidade de disputar seria para cumprir uma tarefa partidária". Mas adverte: "Eu preferiria que nós tivéssemos quadros dentro do partido ou aliados que nós pudéssemos apoiar". João Paulo tem o nome ventilado para concorrer às Prefeituras de Olinda e de Jaboatão dos Guararapes.

A entrevista na íntegra segue abaixo:

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: