Folha Política

Renata Bezerra de Melo

ver colunas anteriores
Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel)
Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel)Foto: helia scheppa/GovernoP

 O governador Paulo Câmara, à coluna, fez uma leitura positiva da reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) com o presidente Jair Bolsonaro. Segundo o socialista, os governadores tinham uma meta e ela foi alcançada. "Nossa estratégia era incluir na pauta a possibilidade do uso de 30% do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) em obras de infraestrutura pelos Estados. Conseguimos", assinala o socialista. Antes mesmo que a agenda do Condel tivesse início, ontem, no Instituto Ricardo Brennand, a governadora Fátima Bezerra (RN) adiantara, em entrevista, o plano dos governadores. "Uma das principais propostas que o Fórum de Governadores do Nordeste traz é destinar 30% do Fundo Nacional de Desenvolvimento para o Nordeste para os estados", realçou a petista.

O foco dos gestores na questão do FNE foi reforçada por Rui Costa (BA). Segundo ele, além do lançamento do plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, "a proposição que os estados gostariam" foi contemplada: "aprovar 30% do valor do FNE para ser executado pelos governos dos estados em obras de infraestrutura". O BNB fechou o ano de 2018 com R$ 25 bilhões para investir em 2019 no que diz respeito ao FNE. Ontem, o presidente Jair Bolsonaro anunciou um montante de R$ 4 bilhões, destinado a atender o pleito dos gestores nordestinos. No discurso, Paulo Câmara definiu a ocasião como "oportunidade histórica de estarmos juntos em torno da Sudene". Citou o economista Celso Furtado e o desafio da Sudene no combate às desigualdades. Sublinhou que os sonhos do povo nordestino "poderiam ser definidos em uma frase: vida digna para as famílias nordestinas. É o que o povo deseja e quer realizar". Então, emendou que isso "não é nenhum presente, porque este povo nordestino, aqui representado, está determinado a construir o próprio futuro". Mas defendeu que, para isso, "precisam de obras e ações". A fala do anfitrião sinalizou para o plano dos governadores da região junto a Bolsonaro, que, por ontem, foi bem sucedido.

 

Carona com o governador

Como a coluna cantara a pedra, Paulo Câmara seguiu para Petrolin, reduto do senador Fernando Bezerra Coelho, junto com o presidente Jair Bolsonaro. Na volta, FBC retornou ao Recife no avião com o governador, que lhe deu uma carona.

Umbilical > O presidente Jair Bolsonaro tratou de fazer um apelo, no discurso, aos governadores do Nordeste, por apoio à Reforma da Previdência “independente da posição partidária”. Na entrevista, ponderou que ele e a esquerda são "dois polos antagonistas", mas, "ligados, agora, no mesmo objetivo".
Samba... > O presidente, então, deu um recado: "Eu tenho certeza que os governadores, todos, os prefeitos do Brasil torcem pela aprovação da Reforma da Previdência. E advertiu: "O que não pode é torcerem pela aprovação, mas não fazerem com que o parlamentar aos quais eles têm acesso votem favorável à mesma".
No avião > André Ferreira veio ao Recife no voo com Bolsonaro. O presidente indagou sobre a administração do de Anderson Ferreira, com quem foi deputado. Ao saber do prêmio concedido pela ONU, gravou vídeo parabenizando o gestor.
Férias > A partir da segunda-feira, estarei em breve período de férias. Agradeço a atenção e a paciência de sempre e até logo!

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: