Folha Política

Renata Bezerra de Melo

ver colunas anteriores
Dep. Doriel Barros
Dep. Doriel BarrosFoto: Jarbas Araújo/Alepe

O anúncio de Doriel Barros como cabeça de chapa para concorrer à presidência do PT no Estado representou a unidade da CNB, corrente majoritária do partido, que tem o ex-presidente Lula entre seus membros e o senador Humberto Costa como expoente em Pernambuco. O movimento pode sinalizar também um reforço à tese que já é tendência no grupo: a manutenção da aliança com o PSB em 2020. A construção dessa unidade inclui apoio do deputado federal Carlos Veras, um dos pilares de sustentação do projeto de candidatura própria do partido em 2018, que tinha como protagonista a deputada federal Marília Arraes. Marília segue apoiando o grupo da deputada estadual Teresa Leitão, que ainda trabalha para fechar o nome que encabeçará uma chapa estadual dessa ala. Na última eleição, a CNB saiu fragmentada. Dessa vez, se une focada num propósito e visa a agregar o máximo de tendências possível, inclusive tem o apoio do vereador João da Costa, da corrente Democracia Participativa. A unidade em torno de Doriel não significa automaticamente que o partido não terá candidatura própria em 2020 no Recife, mas é um demonstrativo de que na eleição do ano que vem esse grupo deve estar unido em prol de uma causa comum.

Chances de travessia 
O vereador João da Costa não esteve em Caruaru no seminário estadual onde o nome de Doriel Barros foi aprovado por uma questão pessoal, mas o encontro estava na agenda do vereador, que pode inclusive fazer um a travessia para a CNB. Não está descartado. João tem tido reuniões com o senador Humberto Costa e o assunto já foi à pauta.
Em curso > “A gente está junto na mesma chapa, temos discutido. Mas não concluímos esse processo”, explica João da Costa à coluna. “Não nos transformamos em CNB. Estamos na mesma chapa, porque temos muita proximidade política. É um processo a ser construído, um processo político”, completa o vereador.
Progressivo > Desde o ano passado, quando se construiu uma aliança interna no PT, João da Costa e Humberto Costa têm tido muita proximidade e trabalhado junto, o que progressivamente vai gerando um campo propício a uma travessia do vereador para a CNB.
Bancada da...> Danilo Cabral fez um exame de cintilografia do coração e localizou artérias obstruídas. O resultado foram quatro safenas. A bancada ficou assustada.
...cintilografia > Na esteira do caso de Danilo, o deputado federal Augusto Coutinho resolveu fazer o mesmo exame e encontrou duas artérias obstruídas. Já botou dois stents em São Paulo.
Zanin > Advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin estará em Pernambuco, hoje e amanhã, por ocasião do 3º Seminário de Direito Penal e Econômico, promovido pela Escola Superior de Advocacia. O evento acontece no auditório da OAB-PE, às 18h30.
Anfitrião > O procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, receberá no Estado, de amanhã até sexta-feira, diversas autoridades e operadores do direito. Os convidados participam do primeiro Congresso Nacional de Direito Consensual, que ocorrerá no Centro Cultural Rossini Alves Couto, do Ministério Público de Pernambuco.
Pacto > A Procuradoria Geral do Estado reúne o presidente da Câmara Técnica do Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados, Ulisses Schwarz Viana, e o deputado federal Tadeu Alencar em debate sobre o pacto federativo, hoje, às 14h30. Schwarz falará sobre a defesa judicial do federalismo cooperativo e Tadeu, sobre as perspectivas de um novo pacto federativo. O evento integra as comemorações dos 29 anos da PGE-PE.

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: