Folha Política

Renata Bezerra de Melo

ver colunas anteriores
Rodrigo Maia e João Campos
Rodrigo Maia e João CamposFoto: divulgação

Presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia já comunicou ao líder do PSB, deputado Tadeu Alencar, que assinou o despacho, acatando o pedido de abertura da CPI do Vazamento de Óleo. O diálogo sobre o tema se deu em jantar reservado que reuniu alguns líderes anteontem. É da tradição da Casa que o autor da iniciativa de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito seja o relator. E, nesse caso, a autoria é do deputado federal João Campos. "Estamos dialogando para ver quem vai para cada posição, vamos reivindicar a autoria", adianta Tadeu à coluna.

Na última segunda-feira, Tadeu e Maia voaram juntos de São Paulo para Brasília e, na ocasião, o assunto foi à pauta. O socialista perguntou, ali, como estava o andamento da questão. Registrou que o assunto era muito importante para o PSB. "Disse a ele que queríamos reafirmar o interesse na instalação, assim como de vários partidos. Colhi opinião de diversos líderes", relata Tadeu à coluna. O despacho de Maia ainda precisa ser publicado. Tadeu chegou a ouvir o secretário-geral da Mesa sobre o assunto e teve informação de que a publicação não saiu ainda por conta do ponto facultativo, que se deu em função da reunião do Brics. Pelo 'termômetro" de Tadeu, "há ambiente para instalação". Os partidos indicam representantes, segundo os tamanhos das bancadas. Na segunda-feira, as conversas devem se dar para definir as posições.


"Construção coletiva", diz João 
À coluna, o deputado federal João Campos realça que, para chegar ao resultado da instalação, contou com a solidariedade de muitos líderes. "Foi uma construção coletiva de muitos líderes, que o tempo todo entenderam que a iniciativa era importante", credita o socialista, que coletou 267 assinaturas a favor da CPI.
Água mole... > À coluna, Rodrigo Maia já havia feito ponderação no último dia 4, durante evento promovido pela Novabio no Recife, sobre o papel da CPI do Óleo.
...pedra dura > "A minha preocupação é qual será o papel de uma CPI. Se for para ajudar, ótimo. Se não for, a comissão externa já cumpre esse papel de uma CPI", registrara Maia e citara ainda preocupações do trade turístico com eventuais "notícias negativas".
Até que fura > João Campos não descansou, enquanto não convenceu Rodrigo Maia da necessidade de uma resposta institucional ao maior desastre ambiental, que atingiu em cheio o Nordeste.
Check-in > Depois de divergirem sobre a criação de uma nova Assembleia Constituinte, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre viajaram juntos ontem para Nova York.
Sala VIP > Além de André Ferreira, como a coluna cantara a pedra, André de Paula também integra a comitiva de Rodrigo Maia.
Mudança... > No lugar de título de cidadão, o vereador João da Costa vai solicitar à Comissão Executiva da Câmara que o ex-presidente Lula receba a medalha de Mérito José Mariano. Por quê? No sistema on-line, não constava, mas a titulação, que era o plano inicial, como a coluna antecipara, já havia sido concedida em 1995.
...de... > O título, aprovado em 1995, fora proposto pelo ex-vereador Sérgio Leite, e foi concedido em março de 1996. Mas esse dado só constava em formato impresso no arquivo da Casa. As informações são digitalizadas, segundo o vereador, apenas de 2004 para cá.
...planos > A Medalha fora alvo de um projeto de Lei do ex-vereador Roberto Teixeira, em 2007. O mesmo chegou a ser aprovado, mas, até o momento, não foi entregue. João da Costa informou sobre a mudança de plano em entrevista à Rádio Folha ontem. 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: