Folha Política

Renata Bezerra de Melo

ver colunas anteriores
Deputado Federal Marcos Pereira, presidente do Republicanos
Deputado Federal Marcos Pereira, presidente do RepublicanosFoto: Rafael Furtado

'Ex-ministro da Indústria e Comércio e presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, não descarta ser candidato à presidência da Câmara Federal. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ontem, ele, indagado sobre a possibilidade de suceder Rodrigo Maia, invocou uma expressão empregada pelo ex-vice-presidente da República, Marco Maciel. "Eu quero invocar aqui uma frase que aprendi, hoje (ontem), aqui em Pernambuco, de autoria do nosso presidente, senador, enfim, governador Marco Maciel: "Quem tem tempo não tem pressa. Nós temos tempo para discutir, é muito cedo para tratar do assunto". A referida eleição da Mesa Diretora deve ocorrer em primeiro de fevereiro de 2021. Mas as costuras já estão em andamento.

Marcos Pereira lembra que, além do seu nome, outros vêm sendo vantilados, a exemplo de Arthur Lira, Elmar Nascimento e Aguinaldo Ribeiro. Rodrigo Maia já foi reeleito duas vezes e, pela regra vigente, não poderia concorrer novamente. Pereira, que está no primeiro mandato, é deputado por São Paulo e primeiro vice-presidente da Câmara, pondera: "Vamos respeitar aí o poder do nosso presidente (Rodrigo Maia), que tem um ano e dois meses pela frente".

 

Núcleo duro
Na esteira dos cálculos, revelados ontem pela coluna, que passaram a ser feitos por aliados do Campo das Princesas diante das chances de o PT ter candidatura própria no Recife, uma nova indagação ecoou nos bastidores: "Como vai se configurar o núcleo duro da gestão socialista a partir disso?"
Ansiosos > Nessa conta, pesa que siglas como o PSD e MDB cogitam ter candidatura própria, assim como o PT. Nessa conjuntura, estariam na órbita do PSB para integrarem a construção de um núcleo duro para 2020: PCdoB, PDT e PP. Seria o bloco com o qual os socialistas largariam mais seguros no pleito.
Recorte > Única mulher da Casa de José Mariano a concorrer à primeira vice-presidência da Câmara de Vereadores na próxima segunda, Ana Lúcia acompanhou, ontem, no Recife, a agenda do primeiro vice-presidente da Câmara Federal e presidente de seu partido, Marcos Pereira. Ela concorre à vaga aberta, após o falecimento de Carlos Gueiros, com um discurso de recorte de gênero.
Pense... > Tem parlamentar lembrando que nem ao ex-presidente Lula a sabedoria do deputado Renildo Calheiros passou batida. Na antessala do encontro que o líder-mor do PT teve com lideranças no Recife recentemente, aliados repisavam o mesmo cumprimento: "Renildo, pense num homem sabido!".
...num sabido! > Já se somavam vários cumprimentos do tipo, quando Lula abriu a porta e sapecou: "Meu amigo Renildo, pense num homem sabido!". Sobraram gargalhadas.
Beijoqueiro > Ainda do encontro com Lula, observador atento notou quando o petista deu beijo afetuoso em João Campos e, na hora, o deputado Silvio Costa, bem-humorado, arremessou o seguinte: "Depois desse beijo, já que vi que Marília....".
Capital... > Na segunda-feira, em Caruaru, será instalada a Câmara Setorial do segmento de Confecções, estratégico em faturamento e geração de empregos no Estado. Será a quinta câmara implantada em 2019. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, participa da instauração.
...do Agreste > Schwambach tem trabalhado para desenvolver uma estrutura de câmaras setoriais, visando a ampliar a relação entre o setor público e os arranjos econômicos, inclusive do interior. As quatro primeiras foram: bacia leiteira, turismo, logística e audiovisual. 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: