Folha Política

Renata Bezerra de Melo

ver colunas anteriores
Silvio Costa Filho
Silvio Costa FilhoFoto: Michel Jesus

Presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, quando indagado se o deputado federal Silvio Costa Filho poderia ser um nome para a corrida majoritária do Recife em 2020, devolve que o parlamentar pernambucano "tem toda condição de disputar eleição em 2020, em 2022". Cita, assim, logo 2022 como possibilidade no radar. E emenda: "Seja para prefeito, para governador, para senador. Quando digo eleições majoritárias, é porque é uma pessoa que tem todas as condições e nosso apoio e respaldo". Na esteira, Pereira pondera: "Não sei se é o momento já de lançar o nome dele para uma candidatura no ano que vem, mas o nome dele sempre é lembrado nas discussões lá na Executiva Nacional do partido". Marcos Pereira, no entanto, diz ter ciência de que não é possível chegar em 2022 sem pasar por 2020. "É impossível, mas é um tema que precisamos avaliar", pontua. No ato em que foi reconduzido à presidência estadual do partido, Silvio Costa Filho fez uma fala argumentando que o Republicanos vai viver novo ciclo em Pernambuco, que não haveria preconceito e estaria aberto à construção tanto com a oposição quanto com o governo.

Uma rota de aproximação do deputado com a gestão socialista já vem se dando à medida que ele vem intermediando articulações do Governo do Estado com o Governo Federal, como já ocorreu em pautas recentes encabeçadas pelo secretário de Desenvolvimento, Bruno Schwambach. O Republicanos, em tamanho, é maior, hoje, do que siglas como o DEM, o PSDB e o PDT, por exemplo. É, inclusive, do mesmo tamanho que o PSB, o que pode ser ativo interessante para os socialistas em 2020.

 

Tempo de TV à vista
Proporcionalmente, depois do PSL, o Republicanos foi o partido que mais cresceu, saindo de uma bancada de 21 deputados e chegando a 32. O DEM tem 30, o PSDB, 29, o PDT, 29, o Solidariedade, 14. Em outras palavras, a sigla tem tempo de TV para oferecer em eventual coligação em 2020.
Quase > A vereadora Professora Ana Lúcia, do Republicanos, foi a única mulher a disputar a vaga aberta na Mesa Diretora da Casa de José Mariano ontem. Integrantes da base do governo relataram que ela teria concorrido com chance se tivesse atravessado para o PSB. Segundo governistas, essa construção chegou a ser cogitada.
Um porém > O vereador Ivan Moraes, que também concorreu à vice-presidência pela Oposição, registrou em sua rede social que teve apenas um voto, respeita o vencedor, mas acha "ruim que o PSB mantenha 4 das 7 vagas na mesa".
Script - Como já era esperado, o vereador Aerto Luna foi eleito com 26 votos para ser o novo vice-presidente da Câmara Municipal. Aerto foi indicado pelo PSB após a morte de Carlos Gueiros e vai ocupar a vaga até dezembro de 2020.
Relação... > Sobrinho do ex-governador Mendonça Filho, Rodrigo Coutinho, que preside o Solidariedade no Recife, indagado sobre como a sigla se comportará, caso o democrata seja candidato em 2020, explica: "A gente não vai simplesmente mudar todo esse conceito em detrimento de uma relação familiar".
...familar > Rodrigo prossegue: "Acredito que o partido precisa trabalhar bem essa questão. Estamos na base do prefeito Geraldo Julio. Vamos apoiar o candidato que o PSB indicar, a não ser que haja algum tipo de divergência, de situação em outras composições do Solidariedade, que eu acredito que não vai haver".
Celebração > A família do vereador Carlos Gueiros promove culto de agradecimento a Deus pela vida dele, hoje, às 20h, na Igreja Episcopal Catedral da Reconciliação. Ele faleceu no último dia 24. 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: