Folha Política

Renata Bezerra de Melo

ver colunas anteriores
Ex presidente Lula
Ex presidente LulaFoto: Paulo Pinto

Nove Capitais estão no radar do ex-presidente Lula para a próxima semana. Leia-se: além do Recife, as situações de mais oito cidades, em relação à corrida eleitoral deste ano, serão debatidas. Só na terça-feira, o líder-mor do PT vai receber comitivas ainda de Salvador e Porto Alegre. Vai ouvir os cenários, independente de o PT ter ou não candidatura nesses locais, mas eles podem se interligar nas costuras. Acordos em alguns municípios, a exemplo de Porto Alegre, onde o PT pode apoiar Manuela D’Ávila, podem fazer com o que os petistas decidam ter candidatura em outros, em compensação, com o apoio do PCdoB, por exemplo.

A ação com Lula é nacional e aponta para uma atuação do ex-presidente mais enfática após o "mergulho" dado recentemente, quando correligionários avaliaram que o tom adotado por ele, ao deixar a prisão em Curitiba, poderia prejudicar a construção da esquerda. Fez-se, ali, uma avaliação de que as falas de Lula poderiam terminar por isolar o PT. Ele, então, silenciou e volta, agora, ao debate de olho no pleito. Como a coluna registrara e conforme o senador Humberto Costa revelou, em primeira mão, à Rádio Folha FM 96,7, anteontem, o Recife será mote de conversas na próxima terça-feira à tarde com o líder-mor do PT, em São Paulo.

 

De volta para o futuro
Ao deixar o PSDB, o ex-prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, fala o seguinte: "Eu precisava me reposicionar, visto que algumas posições do PSDB levaram ao desgaste do partido em setores da classe média e, especialmente, em setores populares, que é o essencial no município do Cabo". Elias vai concorrer à Prefeitura do Cabo.
Indo à... > Elias conversou com o deputado federal André de Paula, presidente do PSD, a quem definiu como especial e de quem ouviu testemunho "emocionante", referente a episódio do tempo em que André estava sem mandato. As razões para Elias deixar o ninho tucano, segundo ele, são "locais".
...mesa > Mas aí esteve também com Raul Henry e recebeu manifestação de Jarbas Vasconcelos no sentido de conversarem. Elias lembra do histórico de quando foi presidente do PPS no Estado e de quando teve o PT na vice na Prefeitura do Cabo e, aí, fala em ampliar debate com essas forças do campo progressista.
Maia...> Presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia tem promovido encontros periódicos com especialistas, em São Paulo, sobre temas em debate no Congresso Nacional.
...consulta > Hoje, às vésperas do retorno dos trabalhos na Casa, ele reúne líderes e parlamentares na capital paulista, às 10h, e a pauta inclui: reforma administrativa e Fundeb.
BOM...> Durante inauguração, ontem, ao lado do prefeito Geraldo Julio, o vereador João da Costa, no discurso, disse o seguinte: "Estamos vivendo uma situação no País que exige unidade para lutar contra esse governo que está retirando direitos do povo". Faz referência à manutenção da aliança entre PT e PSB no Recife.
...entendedor > João da Costa prosseguiu: "Mudaram a aposentadoria, atacaram a legislação trabalhista, retiraram o dinheiro da Saúde e da Educação... E esse pessoal acha pouco e, agora, quer retirar do Recife as forças políticas que, ao longo desses 20 anos, trabalharam juntas ao lado do povo". 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: