Governador Paulo Câmara anunciou 24 novas escolas, além da ampliação da carga horária de 105 escolas regulares da rede
Governador Paulo Câmara anunciou 24 novas escolas, além da ampliação da carga horária de 105 escolas regulares da redeFoto: Hélia Sheppa/SEI

O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou 24 novas escolas de tempo integral, nesta segunda-feira (4), na cerimônia de abertura do ano letivo de 2019 da rede pública estadual, na Escola Pedro Augusto Carneiro Leão. O Estado passará a contar 410 unidades do modelo em funcionamento, sendo 366 Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) e 44 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs).

“São mais de mil escolas iniciando as atividades hoje, sendo 410 funcionando em tempo integral. Nosso objetivo é fazer com que o ensino público de Pernambuco cumpra seu papel de formar mais alunos, formar bem, e que esses alunos tenham condições de, a partir da educação que é oferecida pelo Estado, alcançar seus sonhos de cursar universidades, arrumar bons empregos e de ter na educação um grande valor para o futuro”, disse Paulo Câmara. Na mesma escola, o governador também inaugurou a nova quadra poliesportiva da unidade e anunciou a ampliação da carga horária de 105 escolas regulares da rede, passando de 833 horas para 1.000 horas.

Das 24 novas escolas em tempo integral, 23 são EREMs e uma é técnica, localizada em Bom Conselho, no Agreste pernambucano. Essa última será inaugurada oficialmente ainda este mês pelo governador. Para o secretário Fred Amâncio (Educação e Esportes), as implantação das novas unidades darão cobertura em todas as regiões de Pernambuco. “Para nós é um momento histórico estar iniciando as aulas com novas 24 escolas de tempo integral em todo o Estado. Isso significa que mais da metade dos nossos estudantes do ensino médio já estão em escolas de tempo integral, então a gente começa mais um ano com o pé direito, com novos motivos para comemorar”, enfatizou.

Leia também:
Rede Estadual inicia ano letivo com solenidade em escola no Recife
Mais de 250 mil carros a mais nas ruas do Recife com a volta às aulas


Com a novidade, 57% das vagas ofertadas no ensino médio em Pernambuco serão atendidas por unidades de regime integral, antecipando e superando a meta do Plano Nacional de Educação para 2024. Até o momento, as escolas que ofertam esse modelo já contam com 143.156 estudantes matriculados. A rede pública estadual possui, atualmente, 1.060 escolas, sendo 352 na Região Metropolitana do Recife, incluindo Fernando de Noronha; 153 no Agreste; 152 na Zona da Mata; e 403 no Sertão do Estado. No total, cerca de 580 mil estudantes são beneficiados.

comece o dia bem informado: