Entre 2019 e 2018, no mesmo período de janeiro a setembro, houve uma redução de 55% no número de casos de mortes violentas.
Entre 2019 e 2018, no mesmo período de janeiro a setembro, houve uma redução de 55% no número de casos de mortes violentas.Foto: Divulgação / Prefeitura de Ipojuca

Dados da Secretaria Municipal de Defesa Social, na comparação entre 2019 e 2018, no mesmo período de janeiro a setembro, houve uma redução de 55% no número de casos de mortes violentas em Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco. Enquanto no intervalo de janeiro a setembro de 2018 foram registradas 75 mortes na cidade, no mesmo período neste ano, foram 34 pessoas vitimadas.

Para buscar esse bom resultado, a Prefeitura estão realizou a implantação de mais de 100 câmeras de monitoramento espalhadas por todas as localidades do município, a capacitação dos guardas municipais com o Batalhão de Operações Especiais de Pernambuco (BOPE) e a valorização e capacitação dos guardas municipais, que hoje tem o maior piso salarial do Estado na categoria.

Também contribuíram diretamente para a redução dos homicídios no Ipojuca a implantação do aplicativo “153 Digital” para usuário informar ocorrências, incluindo fotos, vídeos e a localização precisa do fato, além da criação do Plano de Segurança Escolar para o combate ao tráfico de drogas em 64 unidades de ensino do município. As iniciativas da Prefeitura do Ipojuca para diminuir a violência também contemplaram a área rural, com a realização de seleção simplificada para implantação da Patrulha Rural.
  
Outra ação que contribuiu com a redução dos índices de mortes violentas foi a troca de 700 lâmpadas comuns por LED, além da implantação de novos pontos de iluminação nas praias de Porto de Galinhas e Maracaípe, na área rural e do centro do município. Há ainda as atividades promovidas pela Secretaria Especial da Mulher em parceria com a Secretaria de Educação, a exemplo do Programa Maria da Penha vai à Escola, que capacita alunos da rede municipal sobre a violência contra mulher, transformando as crianças em multiplicadores.

assuntos

comece o dia bem informado: