Natureza
NaturezaFoto: Arthur de Souza

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Agência CPRH anunciaram, nesta sexta-feira, (13/09), a abertura das inscrições para a 30ª edição do Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2019, durante reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente - Consema/PE. O encontro - que teve como convidado Terêncio Vasconcelos, filho do ecólogo Vasconcelos Sobrinho - contou com as participações de Djalma Paes, presidente da CPRH, e da secretária executiva da Semas, Inamara Mélo; e aconteceu no auditório do Parque de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife.

“Vasconcelos Sobrinho tem um papel de destaque no nosso estado, sendo responsável pela criação do Horto Zoobotânico de Dois Irmãos, hoje Parque de Dois Irmãos, além de ser reconhecido como um dos grandes ecólogos deste país. O prêmio que leva o nome dele é o reconhecimento a esse grande ambientalista e um incentivo às gerações atuais a continuarem lutando pela preservação da natureza. O prêmio tem o objetivo de reconhecer, divulgar e incentivar boas práticas socioambientais no estado”, destacou a secretária executiva da Semas, Inamara Mélo.

Os interessados, pessoas físicas e jurídicas, podem concorrer ao Prêmio enviando suas inscrições no período de 16 de setembro a 21 de outubro, para sete categorias: Bem-estar animal; Inovação tecnológica; Pesquisa ambiental; Projeto e prática educacional; Destaque municipal; Destaque da imprensa e personalidade do meio ambiente. O regulamento com os requisitos para a candidatura estará disponível nos sites Semas www.semas.pe.gov.br e da Agência CPRH www.cprh.pe.gov.br . As propostas devem ser encaminhadas exclusivamente por meio digital, através do link: https://bit.ly/vasconcelos2019 .

Uma comissão julgadora composta por profissionais da Semas, CPRH, e Secretarias de Educação e de Ciência, Tecnologia e Informação do Estado farão a análise das propostas, de acordo com as pontuações definidas no regulamento.

A premiação ocorrerá no mês de dezembro, em data e local ainda a ser definidos. A CPRH concederá para os melhores projetos e iniciativas de cada categoria, uma premiação no valor de R$ 3 mil reais. “A importância do prêmio está no fato de ser um estímulo às pessoas abnegadas que lutam pela preservação ambiental. É uma forma de valorizarmos e fortalecermos essas inciativas”, comentou o presidente da Agência Ambiental de Pernambuco - CPRH, Djalma Paes.

Vasconcelos Sobrinho - Criado em 1990, numa iniciativa da Agência CPRH, o prêmio é um reconhecimento pela atuação do engenheiro agrônomo e ecólogo conservacionista João Vasconcelos Sobrinho (1908 – 1989), em defesa das causas ambientais em Pernambuco. O professor e pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, reconhecido como uma das maiores autoridades em ecologia na América Latina, foi responsável pelos primeiros estudos sobre a desertificação das regiões brasileiras, registrados nas suas publicações “As regiões naturais do Nordeste, o meio e a civilização”, de 1949, e “Processos de desertificação ocorrentes no Nordeste do Brasil: sua gênese e sua contenção”, publicado em 1982, entre outras.

assuntos

comece o dia bem informado: