Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro
Presidente da Venezuela, Nicolás MaduroFoto: Juan Barreto/AFP

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, comemorou a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - um aliado-chave de seu falecido antecessor, Hugo Chávez -, que saiu nesta sexta-feira (8) da prisão, onde cumpria pena de mais de oito anos de reclusão.

"O povo venezuelano está feliz e saúda a liberdade do irmão Lula. Viva o Brasil!, Viva Lula!, Viva a união da nossa América!", declarou Maduro durante discurso em sistema de rádio e televisão, com a exibição de imagens da soltura de Lula.

O ex-presidente Lula (2003-2010) saiu da prisão, beneficiado por uma decisão tomada na véspera pelo STF.

Leia também:
Prefeita de Paris comemora libertação de Lula
Lula deixa prisão em Curitiba
Em discurso, Lula agradece militantes e ataca PF, Procuradoria e Judiciário
Lula, uma vida de glórias e dramas que se confundem com a história do Brasil
Lula diz que Augusto Nunes é 'figura nojenta' e parabeniza Glenn Greenwald


Ele cumpria pena desde abril do ano passado, condenado por se beneficiar de um apartamento tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo, que a empreiteira OAS ofereceu em troca de mediação em contratos com a Petrobras.

"Realmente é muito emocionante ver Lula na rua, Lula é o grande líder do Brasil e é um grande líder da América Latina e do Caribe", afirmou Maduro durante ato no Palácio presidencial de Miraflores.

O líder histórico da esquerda saiu sorridente da superintendência da Polícia Federal, onde estava preso desde abril de 2018, e foi cercado por uma multidão de partidários que o aclamava.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: