Vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB)
Vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB)Foto: Diego Galba/VG

A Bolsa de Valores interrompeu suas negociações hoje, após uma queda histórica de 10%. O dólar atingiu o recorde de R$4,79. A tormenta dos mercados mundiais tem impacto aterrador no Brasil, um país à deriva. Calcula-se que estrangeiros já retiraram quase U$45 bilhões da Bolsa de Valores de São Paulo só em 2020. A tão alardeada retomada se converteu no pibinho de 1,1%, enquanto 12 milhões de brasileiros amargam o desemprego.

Não temos no governo uma equipe econômica que dê conta desses desafios. Bolsonaro e Guedes semeiam instabilidade, não apresentam soluções, queimam as reservas internacionais deixadas por Lula e Dilma, destroem o patrimônio brasileiro.

A reação precisa vir! É preciso ter investimento do Estado para retomar a economia. A paralisia de obras de infraestrutura, de mudança da política de conteúdo local vai levar o Brasil a uma situação de colapso. Precisamos suspender o Teto de Gastos que limita o investimento público. Avançar para uma reforma tributária progressiva, que possa resolver uma distorção de tributos no país, taxados pelo consumo e não pela renda. É preciso, ainda, anunciar programas concretos de geração de emprego e renda que impactem na qualidade de vida do povo. Está na hora das ruas exigirem que esse governo pare de fazer piada com nossa vida e pense realmente nesse país.

Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, no Twitter (@lucianasantos )

assuntos

comece o dia bem informado: