Pesquisa vai ser apresentada na segunda-feira (3) e Recife é o foco do estudo no Brasil
Pesquisa vai ser apresentada na segunda-feira (3) e Recife é o foco do estudo no BrasilFoto: Divulgação Ipea

Os Resultados de levantamento com 15 mil jovens do Brasil e mais oito países serão apresentados durante evento na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília, nesta segunda-feira (3), a partir das 8h30, no auditório Divonzir Gusso.

A pesquisa Millennials na América Latina e no Caribe: trabalhar ou estudar?, que apresenta uma radiografia dos jovens de nove países (Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Haiti, México, Paraguai, Peru e Uruguai). Os dados desse estudo realizado nesses nove países teve Recife como foco Brasil. O estudo vai mostrar uma tendência sobre uma nova geração que sofre desafios diferenciados com impacto da situação social e econômica, tecnologias e mercado de trabalho.

Os dados, que vão além de renda ou nível educacional, envolvem mais de 15 mil jovens entre 15 e 24 anos da região.

A novidade desse estudo é a inclusão de variáveis menos convencionais como: as informações que os jovens têm sobre o funcionamento do mercado de trabalho, suas aspirações, expectativas e habilidades cognitivas e socioemocionais.

O objetivo da pesquisa é entender melhor a decisão dos jovens que apenas estudam; apenas trabalham; combinam estudo e trabalho; ou nem estudam nem trabalham. Com base nessas informações, os pesquisadores sugerem ações políticas para ajudar os jovens a fazer uma transição bem-sucedida de seus estudos para o mercado de trabalho.

A pesquisa foi realizada em parceria do Ipea com a Fundação Espaço Público (Chile), o Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Internacional (IRDC), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo vinculado ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (IPC-IG/PNUD).

No evento, será lançado o livro Millennials na América Latina e no Caribe: trabalhar ou estudar? e exibido o vídeo Vozes da Juventude, com a participação de representantes da Embaixada do Canadá, BID, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Secretaria Nacional de Justiça.

assuntos

comece o dia bem informado: