Afonso Oliveira é produtor cultural e ex-secretário de Cultura de Olinda
Afonso Oliveira é produtor cultural e ex-secretário de Cultura de OlindaFoto: Divulgação

 A CAIXA Cultural Recife será palco, nesta terça-feira, 24 de setembro, do lançamento do livro “Curva do Mundo”, escrito pelo o produtor cultural Afonso Oliveira. A publicação retrata o caminho vivido por um homem que criou um lugar imaginário para suportar a dor e a felicidade de viver. Desde criança, Afonso Oliveira, observou as desigualdades sociais ao redor e seguindo possibilidades conseguiu tornar-se produtor cultural. O evento é aberto ao público. À noite de autógrafos têm início às 19h.

Após 50 anos de vida e inúmeras aventuras por diversos países, apresentado a cultura popular pernambucana, como Estados Unidos, El Salvador, Equador, Argentina, Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Inglaterra, França, África do Sul, Moçambique, Ásia, Japão e Coreia do Sul, ele apresenta o livro “Curva do Mundo” - uma reunião de poemas políticos, sensíveis e alucinados, que mostram uma faceta pouco conhecida pelo público sobre o autor do “Método Canavial de Ensino de Produção Cultural”, seu primeiro livro lançado há dez anos.

“Curva do Mundo” é cheio de personagens, visões, homenagens, denúncias e sabores. O autor não segue um destino, ele apresenta as janelas de seu caminho e parece saber que cada um tem seu lugar no imaginário.

Em um dos seus poemas mais contundentes ele relata que estamos “Todos por um triz”. Em uma homenagem a Nelson Mandela escreve “a minha dor não pode alimentar sua felicidade”. Em “Falso Soneto” radicaliza com “Há mitos - mentirosos por natureza” em “Invenção pergunta: “Quem inventou Messi?”.

Além do lançamento do livro “Curva do Mundo”, Afonso Oliveira, apresenta ao público a exposição que leva o mesmo nome da publicação, que ficará em cartaz até o dia 13 de outubro, na CAIXA Cultural Recife. A mostra reúne, também, a instalação: Racismo - “Tudo por um triz”, que retrata em uma poesia bela e trágica a situação do povo Preto. Outra novidade que será bastante festejada pelo o público, é a divulgação do trabalho dele como compositor. Ao todo, ele produziu cerca de 13 musicas, que já estão sendo gravadas por vários artistas pernambucanos e nacionais, como Dudu Nobre, Silvério Pessoa, Quinteto Violado, Valdir Afonjah, Targino Gondim, Nádia Maia, Quinteto Violado, Sapoty da Mangueira, entre outros.

Sobre o autor

Afonso Oliveira, 50, é pernambucano, nascido no Rio de Janeiro, autodidata, Produtor Cultural, Consultor de Políticas Culturais, Diretor Artístico, Curador, e Professor de Produção Cultural, com cerca de 30 anos de experiência. Idealizador do Método Canavial de Ensino de Produção Cultural, que se tornou livro em 2009, ele também coleciona, ao longo de toda a sua trajetória profissional, algumas premiações, como o Prêmio Economia Criativa do MinC em 2012; Prêmio Patativa do Assaré do MinC em 2011; Prêmio Tuxauá do MinC em 2010. Além disso, ele foi Secretário de Cultura de Olinda em 2017. No mesmo ano ele foi condecorado com o título de Cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural. Trabalhou pelo fortalecimento do reggae e a cultura popular pernambucana. Escreveu o manifesto Canavial em 2006, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Além de viajar o mundo divulgando a cultura brasileira.


Serviço


Produtor Cultural Afonso Oliveira lançará livro na CAIXA Cultural Recife


Local: CAIXA Cultural Recife - Avenida Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero, Bairro do Recife, Recife - PE



Data: 24 de Setembro


Horário: terça-feira, 19h


Entrada Franca


Classificação indicativa: livre para todos os públicos


Acesso para pessoas com deficiência


Informações: (81) 3425-1915


Apoio: CAIXA e Governo Federal

Obra de Afonso Oliveira

Obra "Pelada" de Afonso Oliveira - Crédito: Divulgação



Obra

Obra "Baculejo" de Afonso Oliveira - Crédito: Divulgação

assuntos

comece o dia bem informado: