Prefeita participou da reinauguração do equipamento, nesta quinta (03)
Prefeita participou da reinauguração do equipamento, nesta quinta (03)Foto: Divulgação

A reabertura do Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, na Vila da Fábrica, marcou a noite desta quinta-feira (03). A prefeita de Camaragibe, Doutura Nadegi Queiroz participou da reabertura do equipamento, realização da Prefeitura de Camaragibe, por meio da Fundação de Cultura do município. O evento reuniu artistas, membros da sociedade civil e lideranças do municípío.

“É muito gratificante ver o povo camaragibense ocupando as poltronas e o palco deste Cine Teatro. Por aqui passaram prefeitos, vereadores e secretários, mas entre idas e vindas, hoje celebramos esse espaço, que vai resgatar a vontade da população de estar junto e fazer arte", declarou Nadegi.

Para o presidente da Fundação de Cultura de Camaragibe, Olímpio Costa, o momento reforça a resistência da cultura no país. "Estamos realizando um gesto de ousadia, abrindo esse espaço não apenas para os artistas de Camaragibe e população, mas também para os demais artistas do Brasil. Que o Cine sirva de expoente para a cultura em geral", falou Olímpio.

Moradora de Camaragibe, a produtora cultural Eliz Galvão comemorou a iniciativa da gestão atual. "Essa era uma luta antiga de toda a classe teatral. O Cine é uma casa que reabre as portas num momento de plena recessão em todos os aspectos de educação e cultura, por isso parabenizo a Doutora Nadegi por abraçar essa causa dos artistas locais, e nos devolver esse espaço tão importante para a cidade", concluiu.

Com 402 lugares, palco italiano, e sede de vários eventos nos últimos anos, como o Festival Varilux de Cinema, Palco Preto, Animage e Encontro de Artes Cênicas de Camaragibe, o reformado espaço cultural irá proporcionar aos munícipes geração de renda, momento de lazer e, ainda, promover mais visibilidade aos artistas locais.

Atividades

Com entrada gratuita, a "Periférica - II Mostra de Cinema de Camaragibe" exibirá, até domingo (6), das 14h às 22h, uma diversificada programação, que inclui roda de debates e apresentação de produções brasileiras. A lista conta com 46 filmes, sendo 43 curtas e três longa-metragens, com destaque para filmes pernambucanos e obras realizadas por mulheres, indígenas e negros.

As obras são nas categorias ficção, animação, documentário e experimental, produzidas nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo. Uma feira de economia criativa também integra a programação, funcionando das 16h às 21h, na Praça do Guarany, em frente ao Cine Teatro.

Serviço

II PERIFÉRICA – MOSTRA DE CINEMA DE CAMARAGIBE
Data: de 04 a 06/10/ 2019

Local: Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro – Av. Dr. Pierre Collier, 441, Vila da Fábrica, Camaragibe.

*Entrada gratuita


bianor

assuntos

comece o dia bem informado: