Posse de secretários de Lupércio em Olinda
Posse de secretários de Lupércio em OlindaFoto: Clemilson Campos/Folha de Pernambuco

O prefeito eleito de Olinda, Professor Lupércio (SD), anunciou sua equipe de 14 secretários que coordenarão a administração pública da cidade a partir de janeiro. Dentre eles, estão nomes próximos ao governador Paulo Câmara (PSB), como o engenheiro Evandro Avelar, vice-presidente do Complexo Portuário de Suape, e a auditora fiscal Janaína Cardoso, que trabalhou como gerente de contratos na Secretaria de Administração de Pernambuco.

Na ocasião, Lupércio falou de sua intenção em diminuir o quantitativo de comissionados da Prefeitura de Olinda e das mudanças que pretende fazer no secretariado no decorrer da gestão. Estiveram presentes os deputados federais Augusto Coutinho (SD) e Cadoca (PDT), além do secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa.

“Evandro Avelar foi uma indicação nossa e pode repre­­­­sentar um apoio para o fu­­­turo. O PCdoB deu o que tinha que dar. Foi uma promessa nossa não trazer quadros deles. No dia 2 de janeiro, toda a equipe de secretários estará nas ruas com a po­­­­­­pulação. Hoje temos mais de 800 comissionados. Va­­­mos fazer um diagnóstico e cortar no mínimo 30%”, falou Lupércio. Ao comentar a possibilidade de fusão de secretarias, Lupércio disse que após o Carnaval será possível averiguar se serão feitas mudanças no organograma do Executivo olindense.

“No andar da carruagem, iremos sentir a necessidade, certamente, de corte. Até porque, no momento, estamos em crise. Quando entrarmos, a população vai sentir a diferença. Agora estamos voltados para o Carnaval. Porém, já em janeiro, começaremos as reduções. No primeiro momento, não vamos fundir secretarias, mas com o tempo pode haver essa possibilidade”, comentou. Professor Lupércio optou por não alterar o número de secretarias de Olinda, atualmente 14.

Conforme antecipou a Folha de Pernambuco na edição de segunda-feira (26), além de Evandro Avelar, Serviços Públicos, e Janaína Cardoso, Fazenda, o secretariado de Lupércio conta com o advogado Wolney Queiroz, na Secretaria de Desenvolvimento Social; o coronel Gustavo Alves Lyra, Transporte e Trânsito; o professor Paulo Roberto, Educação; o auditor fiscal João Luiz, Turismo; a engenheira Simone Lucchese, Obras; o coronel Pereira Neto, Segurança Pública; o médico Luiz Araújo, Saúde; Mirella Almeida, Relações Institucionais; e a jornalista Patrícia Cunha, Comunicação.

Além destes, assumirão as secretarias de Patrimônio e Cultura o produtor cultural Afonso Oliveira, nome ligado a Cadoca; Meio Ambiente o advogado André Botelho, irmão do vice-prefeito eleito, Márcio Botelho (SD); e de Assuntos Jurídicos o ex-procurador de Roraima, Eduardo Porto.

Apesar de não estarem definidos todos os secretários-executivos, é certa a participação de Silvana Cabral, Meio Ambiente; do ex-jogador de futebol Chiquinho, Esportes; do ex-vice de Teresa Leitão, Gilberto Sobral, em Cultura; Carlos Frederico, Saúde; Henrique Leite, Assuntos Jurídicos. Arlindo Siqueira (PSL) ficará com Relações Institucionais.

Paulo deu aval para a ida de Evandro
O vice-presidente do Complexo de Suape, Evandro Avelar, indicado pelo prefeito eleito de Olinda, Professor Lupércio (SD), para a secretaria de Serviços Públicos, disse que sua ida para o cargo municipal passou pelo aval do governador Paulo Câmara (PSB) e disse estar torcendo para que o PSDB fique na base de Lupércio.

Os vereadores eleitos do PSDB Jesuíno e Irmão Biá .integram o chamado G-9, grupo de nove vereadores que não apoiaram a candidatura de Lupércio e que pretendem conquistar a Presidência da Câmara de Olinda.

“Recebi o convite do professor Lupércio. Tinha uma função importante no Governo do Estado, pois era vice-presidente do Complexo de Suape. O governador entendeu a solicitação do prefeito e me liberou para que eu pudesse vir atuar com Lupércio. Evidente que a associação do governo para Olinda é muito importante. Eu diria que nossa integração, a nossa participação no governo de Olinda passou, sim, com muita honra e muito orgulho pelo aval do governador Paulo Câmara”, disse.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: