Políticos pernambucanos emitiram nota de pesar pelo falecimento de Ettore Labanca (PSB), ex-prefeito de São Lourenço da Mata
Políticos pernambucanos emitiram nota de pesar pelo falecimento de Ettore Labanca (PSB), ex-prefeito de São Lourenço da MataFoto: Divulgação / Folha de Pernambuco

A notícia do falecimento do ex-prefeito de São Lourenço, Ettore Labanca (PSB), nesta sexta-feira (29), vítima de complicações em uma cirurgia no fêmur, no real Hospital Português gerou comoção imediata. Confira as notas de pesar divulgadas por diversas personalidades da política pernambucana:

Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco.

"Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento de Ettore Labanca. Nesta sexta-feira, perdi um amigo e conselheiro com quem sempre pude contar. Mais que um grande político e um excelente gestor, era um ser humano ímpar de muitos amigos e de gestos largos. Prefeito de São Lourenço da Mata por quatro vezes, era apontado pela população como o melhor governante que a cidade já teve. Da mesma forma, como deputado estadual e presidente da Agência Reguladora de Pernambuco teve oportunidade de mostrar suas qualidades de homem público. Quero expressar minha solidariedade aos seus amigos e familiares, entre eles, o ex-deputado Vinícius Labanca".

Silvio Costa Filho (PRB), deputado federal.

"Foi com grande tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-deputado e ex-prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca. Sem duvidas, Pernambuco perdeu hoje um exemplo de pai, gestor e político. Perco um amigo e uma pessoa que tinha profundo carinho e respeito. Ettore era acima de tudo, amigo dos amigos e sempre praticou a boa política, atuando sempre com respeito às pessoasO seu legado, com toda certeza, ficará no coração de todos nós. Minhas condolências ao amigo ex-deputado Vinicius Labanca, sua esposa Kelly, toda família e amigos que ele reuniu ao longo de sua vida".

Eriberto Medeiros (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

"O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros, em nome de todos que fazem a Casa de Joaquim Nabuco, lamenta profundamente o falecimento do ex-deputado e ex-prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca. Presidente da Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), Labanca teve passagem pela Assembleia, exercendo mandato entre 2002 e 2006. Como homem público, desempenhou papéis de suma importância em defesa dos interesses do povo pernambucano, deixando uma marca indelével para nós que carregamos essa missão de conduzir os destinos do Estado".

Manoel Ferreira (PSC), deputado estadual. 

"Pernambuco perde um grande homem com a morte de Ettore Labanca. Tive a prazer de exercer mandato com ele na Assembleia Legislativa. Era meu amigo pessoal, um articulador como poucos e com uma extensa lista de serviços prestados a Pernambuco e ao povo de São Lourenço, cidade que comandou por quatro vezes. Deixa um vazio imenso na política em nosso Estado. À família, as minhas condolências e o desejo de força, nesse momento tão difícil. Fiquem com Deus."

Eduardo Marques (PSB), presidente da Câmara Municipal do Recife.

"É com extremo pesar que registramos a perda do ex-prefeito de São Lourenço da Mata e ex-deputado Ettore Labanca. Pude conhecê-lo e com ele conviver em diversas ocasiões da militância política. Foi um homem determinado e sempre disposto a trabalhar por Pernambuco e pela sua região. Que a família possa encontrar em Deus o conforto necessário para atravessar esse momento tão difícil".

Bruno Pereira, prefeito de São Lourenço.

“Quero aqui me solidarizar com o ex-deputado Vinícius Labanca e com toda a família de Ettore pela enorme perda. Para além das diferenças políticas, sempre nos tratamos com muito respeito. Em nome do povo de São Lourenço da Mata, eu agradeço por tudo que Labanca fez pela cidade nas quatros vezes em que foi prefeito. Que Deus nosso senhor o guie nessa passagem".

Geraldo Julio, prefeito do Recife.

“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do amigo Ettore Labanca. Deputado Estadual, Secretário de Estado, Presidente da Arpe e quatro vezes prefeito de São Lourenço da Mata, a história de Ettore se confunde com a da região, seu povo e suas lutas. Quero deixar meus votos de mais profundo pesar à sua família e que Deus possa confortá-los nesse momento de dor”.

Miguel Coelho (PSB), prefeito de Petrolina.

"Um dia triste para os pernambucanos, principalmente, para o povo de São Lourenço da Mata. Perdemos o ex-prefeito Ettore Labanca. Recebo a notícia com muito pesar e manifesto meus sentimentos a todos os amigos e familiares, em especial, ao amigo Vinícius, com quem convivi nos tempos de Assembléia legislativa. Ettore tem um legado de feitos incontáveis para os pernambucanos e o povo da zona Mata. Foi prefeito quatro vezes de São Lourenço e um personagem estratégico no Governo do saudoso Eduardo Campos, construindo um tempo de desenvolvimento em nosso estado. Por essa história e muitas outras iniciativas, se faz necessário prestar reverência a esse grande homem público. Que Deus o receba em muita paz e ampare todos os que fazem parte da vida de Ettore Labanca".

Bruno Araújo (PSDB), ex-deputado federal.


Recebi com tristeza a notícia do falecimento do ex-deputado e prefeito Ettore Labanca, nesta sexta-feira, 29. Pernambuco perde um homem público que soube, como poucos, prezar as relações, amizades e as posições políticas, com honradez e compromisso, sempre defendendo os interesses de Pernambuco e dos pernambucanos.
Deixo aqui a minha solidariedade à sua família e seus muitos amigos.

Anderson Ferreira (PR), prefeito do Jaboatão dos Guararapes.

"A partida de Ettore Labanca deixa o cenário político de Pernambuco carente da sua liderança. Com suas posições firmes, construiu uma bela trajetória política. E com seu jeito irreverente, tornou-se um grande conciliador, sempre cercado de amigos. À família presto minha solidariedade neste momento de perda". 

André Ferreira, deputado federal e presidente estadual do PSC

"Recebi com muita tristeza a notícia da morte do amigo Ettore Labanca. Com uma longa trajetória na política em nosso Estado, Ettore conhecia como poucos os caminhos do entendimento. Ex-prefeito, ex-deputado e ex-secretário de Estado, era firme ao defender as suas ideias e leal com os amigos. Deixa uma lacuna difícil de preencher no nosso cenário político. Meus sentimentos de pesar aos familiares. Que encontrem em Deus a força necessária para atravessar este momento muito triste."

José Patriota, presidente da Amupe.


"A Associação Municipalista de Pernambuco lamenta o falecimento do presidente da Arpe, Ettore Labanca. Quatro vezes prefeito de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, Ettore prestou inestimáveis serviços ao povo da sua cidade e também ao estado de Pernambuco, na condição de deputado. A Amupe se solidariza com a família e amigos do ex-prefeito; que Deus os conforte nesta hora tão difícil".

Alessandra Vieira (PSDB), deputada estadual; e Edson Vieira (PSDB), prefeito de Santa Cruz do Capibaribe.

"Lamentamos profundamente a morte do nosso amigo, o ex-prefeito e deputado Ettore Labanca nesta sexta,29. Um homem de bem que honrou a política e teve uma vida marcada pelo respeito. Os nossos sentimentos à família e amigos neste momento de tristeza".

Diogo Moraes (PSB), deputado estadual de Pernambuco

Com muito pesar, recebi a notícia do falecimento do amigo Ettore Labanca, ex-prefeito de São Lourenço da Mata, pai de Vinicius Labanca, meu querido amigo da Assembleia Legislativa. Os nossos laços vão muito além da política, são de amizade. Foi uma grande honra conhecê-lo. Neste momento de grande dor, me solidarizo com todos os familiares e amigos. Hoje a política pernambucana está de luto. Que Deus conforte o coração de todos.

Sebastião Oliveira (PR), deputado federal

É com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento de Ettore Labanca, um grande amigo, articulador político e destaque no campo do Direito. Tive a enorme satisfação de trabalhar ao seu lado, como Deputado Estadual, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, e no período em que integramos a equipe do saudoso governador Eduardo Campos.

Labanca foi uma pessoa que acumulou uma invejável experiência ao longo da sua jornada. Destaco a qualidade dele em conquistar e manter amizade sinceras e o tratamento carinhoso que dispensa a todos que estavam ao seu redor. Neste momento de dor, desejo conforto à família e aos amigos de Ettore Labanca. Peço a Deus, que na sua infinita misericórdia, receba-o na morada celestial.

Deputado federal Eduardo da Fonte (PP)

Pernambuco perdeu, hoje, uma das mentes mais brilhantes que conheci na vida pública. Um homem que sempre serviu, de forma exemplar, ao povo de São Lourenço da Mata e de Pernambuco. Sempre atento, prestativo e cuidadoso com a coisa pública, tio Ettore Labanca foi muito longe para adquirir a perfeição no que fazia, ao estudar administração pública na França, tudo porque para ele o homem - ao representar um povo - ocupava um cargo de honra e de respeito a quem o delegou essa função.

Hoje, Pernambuco, ao mesmo tempo que agradece pelo zelo e dedicação ao serviço público, perde um filho exemplar que já deixa muita saudade.

Tio Ettore, onde estiver, obrigado pelos ensinamentos. Que Deus abençoe bastante a esposa, os filhos, os netos e a milhares de saolourencenses, seus eternos filhos.

Meus sentimentos.

Eduardo da Fonte.


Sileno Guedes, presidente Estadual do PSB

É com enorme pesar que o PSB de Pernambuco recebe, nesta sexta-feira, a notícia do falecimento do companheiro e ex-prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca.

Filiado ao nosso partido, Ettore foi um dos colaboradores das gestões do PSB nos governos de Eduardo Campos e Paulo Câmara. Neste último, como presidente da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe). Além de prefeito durante quatro mandatos, foi também deputado estadual entre 2002 e 2006, deixando por todos os lugares onde passou sua marca de respeito e companheirismo. Sem dúvida, um perda para o Partido Socialista Brasileiro.

Aos familiares e amigos, desejamos o conforto necessário neste momento de luto e dor.

José Queiroz (PT), deputado estadual de Pernambuco

O deputado José Queiroz esteve nessa manhã no velório de Ettore Labanca, em São Lourenço da Mata. O parlamentar aproveitou para divulgar nota de pensar em memória do político.
  
Nota de Pesar

“Foi com muito pesar, que recebi a notícia do falecimento do amigo Ettore Labanca. Hoje fui dar o último adeus ao companheiro.

Uma perda significativa para Pernambuco. Nosso vínculo sempre foi além da política, e hoje digo que me sinto privilegiado em ter conhecido um homem público de tão grande valor. Um político que sempre esteve em benefício dos interesses do povo, deixando uma marca ímpar para nós que temos a missão de guiar os destinos do Estado. A nossa política está de luto!

E nesse momento de perda e dor, me solidarizo com sua família e amigos. Que Deus dê alento ao coração de todos.

assuntos

comece o dia bem informado: