Cerimônia de posse do novo presidente da instituição aconteceu no gabinete do governador, no Palácio do Campo das Princesas
Cerimônia de posse do novo presidente da instituição aconteceu no gabinete do governador, no Palácio do Campo das PrincesasFoto: Hélia Scheppa/PSB

O governador Paulo Câmara (PSB) assinou a nomeação e empossou o novo presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Fernando Jucá, na manhã desta segunda-feira (15). O chefe do Executivo estadual destacou a importância da instituição e o esforço para unir os representantes da sociedade civil em favor do desenvolvimento da pesquisa, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“É uma missão muito nobre que a Facepe executa em favor da ciência, da tecnologia, da inovação, da pesquisa e de todo o Estado. São quase 30 anos ajudando, formando pessoas que estão contribuindo para o desenvolvimento de Pernambuco. E em momentos tão difíceis por que passa o nosso País, esse papel de olhar o futuro, de olhar a capacitação, a qualificação dos nossos jovens, os universitários, a partir de bolsas de mestrado, de doutorado, de pós-doutorado, de pesquisas, isso é fundamental que seja consolidado”, afirmou o governador.

A Facepe é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, pasta comandada pelo deputado estadual licenciado Aluísio Lessa, que reforçou a atitude do Governo do Estado de apoiar a pesquisa, exatamente em um momento em que o cenário nacional propõe retrocessos nessa área. “Pernambuco está fazendo um modelo de Educação integrado com Ciência e Tecnologia que merece ser olhado como exemplo, o que está sendo construído aqui. O Brasil está fazendo exatamente o contrário, dando as costas para o futuro”, argumentou Lessa.

Fernando Jucá, por sua vez, discorreu sobre a expectativa no novo cargo que ocupa. “A missão é trabalhar. Primeiro, fazendo um diagnóstico, estudando e reconhecendo a situação da Facepe. Temos que colocar que a instituição tem uma capacidade de atrair pessoas, projetos e investimentos. O que precisamos é fazer isso para que a Facepe cresça”, afirmou o novo presidente.

Jucá é professor do Departamento de Engenharias Civil e Ambiental da UFPE e trabalha na área de infraestrutura urbana, resíduos, energia e bioenergia. Já presidiu o Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco (ITEP), entre 1995 e 1998, e entre 2005 a 2010 foi diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Também prestigiaram a posse do novo presidente da Facepe: o secretário de Educação e Esportes Fred Amâncio; o deputado estadual e professor Paulo Dutra; o professor Anísio Brasileiro, reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o professor Pedro Falcão, reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), o professor Marcelo Carneiro Leão, vice-reitor da Universidade Federal Rural (UFRPE), e o professor Alfredo Gomes, reitor eleito da UFPE; o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota - que preside a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) - o ex-ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife, Guilherme Calheiros; além do professor Silvio Meira, presidente do Conselho Administrativo do Porto Digital, entre outras personalidades e autoridades.

comece o dia bem informado: