Presidente Jair Bolsonaro (PSL) em visita ao Nordeste, durante a campanha eleitoral
Presidente Jair Bolsonaro (PSL) em visita ao Nordeste, durante a campanha eleitoralFoto: Agência Brasil

Após vídeo que revelou conversa particular de Jair Bolsonaro com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, durante café da manhã com correspondetes internacional, em que o presidente se refere aos governadores do nordeste como "paraíbas" e ataca o chefe do executivo estadual do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), diversos políticos pernambucanos usaram as redes sociais para reagir ás declarações.

"O presidente Bolsonaro erra quando critica os Governadores do Nordeste, mesmo com opiniões diferentes. Não é hora de divisionismo, é hora de unir o Brasil", postou deputado federal Silvio Costa Filho (PRB).

"Ao se referir ao estado do Nordeste como Paraíba de forma pejorativa, Bolsonaro destila preconceito contra todos nós nordestinos. Não tem a mínima ideia do que é ser presidente do Brasil, pensa que escolhe com quem dialoga e para quem governa. #200diasDeVergonha", criticou o deputado federal Carlos Veras (PT).

O deputado Tadeu Alencar, líder do PSB na Câmara, divulgou nota repudiando as declarações. "É inadmissível quando um presidente da República ameaça de retaliação governadores a quem deveria tratar com equanimidade e respeito mínimo” afirmou o líder socialista, ressaltando estar “solidário com todos os governadores do Nordeste e todos os nordestinos agredidos pelo presidente da República”. 

Ao governador do Maranhão, Flávio Dino, com quem esteve na semana passada, no lançamento da Frente Parlamentar Mista de Defesa das Comunidades Quilombolas, Tadeu Alencar fez questão de expressar seu apoio contra o destempero do chefe da Nação. “Ele tem minha solidariedade e meu apoio irrestrito contra ataque tão torpe, descabido e inaceitável”.

Já o deputado Túlio Gadêlha (PDT) postou uma imagem com todas as bandeiras dos Estados do Nordeste e a legenda "#OrgulhoDeSerNordestino". O senador Humberto Costa (PT), postou um vídeo sobre preconceito com nordestinos com a legenda "O Nordeste tem muitas cores. Nem uma delas é a da discriminação". Já o governador Paulo Câmara (PSB) publicou a carta conjunta dos governadores do Nordeste a Bolsonaro.


Confira:

silvio costa filho
veras
tulio
humberto
Paulo Câmara (PSB)

assuntos

comece o dia bem informado: