Luciana Santos, Paulo Câmara e Eriberto Medeiros, durante cerimônia de posse
Luciana Santos, Paulo Câmara e Eriberto Medeiros, durante cerimônia de posseFoto: Paullo Almeida / Folha de Pernambuco

A cerimônia de posse do governador reeleito, Paulo Câmara (PSB) e da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), realizada na tarde desta terça-feira (1º), oficializou o início do novo mandato do chefe do executivo estadual para os próximos quatro anos. O Presidente do Legislativo, deputado Eriberto Medeiros (PP) comandou a solenidade.

Veja a galeria de fotos da solenidade: 
[Galeria de fotos] Confira imagens da posse de Paulo Câmara

O governador chegou acompanhado da primeira-dama, Ana Luiza Câmara, e da vice-governadora eleita, Luciana Santos. Lá, foram recebidos com as continências regulamentares pela guarda de honra composta por tropas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. 

Aberta ao público, a posse contou com a presença de secretários municipais e estaduais, parlamentares do Governo e da oposição, autoridades dos três poderes, além do prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), que chegou acompanhado de sua esposa, Cristina Melo; e do arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido. O deputado federal eleito João Campos (PSB), a ex-primeira dama de Pernambuco, Renata Campos e familiares do ex-governador Eduardo Campos também prestigiaram a cerimônia.

Leia também:
[vídeo] Tudo pronto para a posse do governador na Alepe
Reforma administrativa não foi a esperada por alguns aliados
Geraldo Julio avalia modificações no secretariado da PCR
PP agradece espaço no novo secretariado de Paulo Câmara
Governador anuncia secretariado para segundo mandato


Em seu discurso, Eriberto Medeiros pediu união aos pernambucanos. "Não sabemos exatamente qual o cenário econômico e político que os Estados do Nordeste vão se deparar pelos próximo quatro anos. Torcermos sempre pelo melhor e que sejam respeitados os direitos sociais conquistados. Portanto, essa casa legislativa se manterá vigilante e conclama os cidadãos pernambucanos para se manterem unidos. Teremos na pessoa do governador Paulo Câmara o líder ideal para realizarmos essa caminhada juntos", disse. 

Após a leitura do compromisso constitucional perante a Mesa Diretora, Paulo Câmara e Luciana Santos foram declarados empossados pelo presidente da Casa. Ao final do encontro, Paulo Câmara fez a tradicional revista à tropa da Polícia Militar, em frente ao prédio-sede da Alepe.

Posse do governador reeleito, Paulo Câmara (PSB)


Em seu pronunciamento depois de empossado, o governador lembrou dos ex-governadores socialistas Eduardo Campos e Miguel Arraes. "Há exatos 4 anos estive no antigo plenário dessa casa, onde me comprometi a trabalhar muito por Pernambuco, num grande desafio de substituir o inesquecível ex-governador Eduardo Campos, hoje representado aqui por renata e filho, a quem rendo minhas homenagens. Eduardo campos me faz lembrar da figura política do nosso líder político Miguel Arraes, um dos criadores da Frente Popular de Pernambuco", pontuou.

"Retorno a essa casa honrado pelos votos de milhões de pernambucanas e pernambucanos do Litoral, da Mata do Agreste e do Sertão. Depois de uma campanha eleitoral marcada pelo debate sobre o presente e o futuro do nosso Estado. E retorno com a satisfação de dizer que a aprovação de nosso projeto político foi manifestada democraticamente pela maioria da população, em todas as 12 regiões do nosso estado mais uma vez".


juramento21

Coletiva - Após a cerimônia no Plenário, os empossados fizeram os cumprimentos aos presentes e, em seguida, concederam uma coletiva de imprensa. Primeira vice-governadora empossada em Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), destacou a importância da luta das mulheres na política. "Pretendo fazer jus a essa tradição da combatividade e da irreverência das mulheres pernambucanas. Basta dizer das grandes batalhas, entre elas das mulheres de Tejucupapo ou de Cristina travares, a primeira mulher que assumiu o mandato de deputada federal na história. É esse legado que eu vou procurar representar, dando continuidade e me movendo pelas mesmas aspirações que elas se moveram em seu tempo, que é de justiça e da igualdade", afirmou.

Leia, na íntegra, o Discurso de Paulo Cãmara

Confira a cerimônia: 



assuntos

comece o dia bem informado: