Projeto inovador idealizado por alunos da Escola Municipal Antônio de Brito Alves apresentou uma solução simples para um problema na comunidade
Projeto inovador idealizado por alunos da Escola Municipal Antônio de Brito Alves apresentou uma solução simples para um problema na comunidadeFoto: Divulgação

O Projeto “Ecobarreira: estratégia de educação sustentável para recuperar o Canal do ABC”, da Escola Municipal Professor Antônio Brito Alves, participa desta terça-feira (10) até sexta-feira(13/09) da Feira Internacional de Ciências e suas Tecnologias - MUESCIENTEC, em Assunção, no Paraguai. O trabalho foi credenciado para o evento internacional durante a 4ª Feira de Conhecimentos da Rede Municipal do Recife.

O Ecobarreiras consiste na junção de pequenas garrafas pets conectadas umas às outras através de um cabo até formar uma grande rede, o protótipo foi instalado no canal ABC, próximo à Escola Municipal, com a função de criar uma barreira e, assim, fazer com que o lixo fosse detido e não seguisse o fluxo das águas.

Os alunos Gleybson Waldir de Souza Suruagy e Maria Clara da Silva Sales representarão a equipe composta de 25 estudantes no Paraguai, e estarão acompanhados de uma das professoras orientadoras do projeto, Maria Das Dores da Silva Lopes. A inovação incentivou a comunidade a reduzir o descarte de recicláveis antes mesmo de serem lançados no ambiente. O trabalho teve como vertentes, atividades de Educação Ambiental voltadas para a população local, focado na sensibilização da problemática do lixo nos canais e seus impactos, bem como na importância da coleta e reciclagem.

A Feira Internacional de Ciências e suas Tecnologias - MUESCIENTEC - é promovida pelo Colégio San José em parceria com o Centro de Educação Sagrado Coração de Jesus (Salesianito). Os estudantes participam nas categorias investigadores infantis (11 a 15 anos - Fundamental) e investigadores juvenis (16 a 18 anos - Médio e Técnico). Projetos das áreas de Meio Ambiente, Agroindústria, Engenharia e Tecnologia, Medicina e Saúde, Biologia, Química, Física e Ciências Sociais, elaborados durante o ano ou aprovados em feiras afiliadas.

FeNaDANTE

O Projeto também participará da 1ª FeNaDANTE: Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri, de 11 a 14/09, no Colégio Dante Alighieri, no Morumbi, São Paulo. O estudante Carlos Henrique Barbosa da Silva e o professor Alexandre Conte Oliveira apresentarão a Ecobarreira nesse evento que reúne projetos em todas as áreas de pesquisa feitos por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de todo o Brasil.

comece o dia bem informado: