No total, 37 mães e gestantes receberam os kits com materiais de trabalho e os certificados de conclusão
No total, 37 mães e gestantes receberam os kits com materiais de trabalho e os certificados de conclusãoFoto: Inaldo Lins/ PCR

Os minicursos de qualificação profissional do programa Chegando Junto concluíram, nesta sexta (31), as primeiras turmas de mulheres atendidas pelo Mãe Coruja Recife, iniciativa que oferece atenção integral às gestantes, antes e depois do nascimento de seus filhos.

No total, 37 mães e gestantes receberam os kits com materiais de trabalho e os certificados de conclusão nas áreas de manicure/pedicure e corte de cabelo masculino. Além delas, outras 12 pessoas também concluíram as aulas, totalizando 49 formados no mês de janeiro. Os minicursos são realizadas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE).

Uma das beneficiadas foi Cleciane Vidal, mãe do pequeno Arthur, de sete meses, que fez o curso de manicure na Creche-Escola Governador Eduardo Campos, no Ibura. “O curso foi importante para melhorar minha qualificação profissional. Quero trabalhar em casa para não precisar ficar longe do meu filho. Estou muito feliz com mais essa oportunidade que o Mãe Coruja me proporcionou”, afirmou a moradora da UR-5, acompanhada pelo programa desde o início da gestação.

Para a supervisora do Mãe Coruja Recife, Ângela Arcoverde, a parceria com o Chegando Junto é fundamental. “Mudar a situação social das comunidades tem um impacto positivo na saúde. Com os kits que receberam, as mulheres poderão começar a trabalhar imediatamente e gerar sua própria renda. É um ganho muito importante para o programa”, afirma.

Além das mães e gestantes, a turma formada na Creche-Escola Governador Eduardo Campos teve também uma aluna muito especial: a venezuelana Iliana Nieves. Ela concluiu o curso de manicure e pedicure e agora tem mais chances de conseguir emprego e gerar sua própria renda. “Arrisquei a vida quando saí do meu país. Não sabia o que ia acontecer no Brasil. Mas encontrei pessoas, verdadeiros anjos, que me ajudaram e continuam ajudando. Estou começando uma nova vida e aprendi muito com todo mundo aqui”, afirma.

assuntos

comece o dia bem informado: