Representantes de 25 estados marcaram presença na conferência
Representantes de 25 estados marcaram presença na conferênciaFoto: Divulgação SJDH

Nesta quinta-feira (1º), o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária do Brasil (Consej), Pedro Eurico, comandou a reunião ordinária do Colegiado, realizada no Rio de Janeiro (capital). O governador carioca, Wilson Witzel, e o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Fabiano Bordignon, prestigiaram a abertura dos trabalhos.

Representantes de 25 estados marcaram presença na conferência, que teve como principais pontos de pauta a repatriação dos recursos da Lava Jato bloqueados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a liberação de projetos junto ao Depen e os mutirões carcerários para avaliação de presos provisórios.

Para Eurico, as reuniões do Consej são fundamentais para fortalecer a participação dos Estados na definição das políticas públicas voltadas para o sistema penitenciário e criminal brasileiro. “Aqui, colocamos na mesa sugestões que possam impactar de forma positiva a gestão penitenciária. Os desafios que envolvem essa temática são inúmeros, por isso a necessidade da ampliar o debate e a troca de experiências em eventos como este” completa.

A próxima reunião do Conselho acontecerá no estado do Paraná, nos dias 03 e 04 de outubro.

assuntos

comece o dia bem informado: