Parlamentar adotou práticas sustentáveis em seu gabinete
Parlamentar adotou práticas sustentáveis em seu gabineteFoto: Divulgação

Na Semana Lixo Zero Recife, que ocorre de 18 a 27 de outubro, o vereador Samuel Salazar (sem partido) resolveu abraçar práticas de consumo consciente no gabinete da Câmara Municipal. O movimento faz parte de uma plataforma mobilizadora por nichos que tem como objetivo empoderar e trazer soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada, dessa maneira o parlamentar adotou o uso de informativo de conscientização, copos reutilizáveis, redução e reaproveitamento de papel e disponibilizou para a equipe copos pessoais de uso contínuo.

Com a ação, Salazar almeja englobar a equipe em uma rotina de uso consciente dos recursos no trabalho. “Queremos despertar a conscientização para a necessidade de aproveitamento máximo e correto dos resíduos recicláveis, além do grupo assumir a responsabilidade pelos resíduos que gera. É exercitar o dever como cidadão”, pontuou Salazar. Ainda de acordo com o vereador, “a difusão das ideias de preservação tem que ser abraçada por todos. Os impactos, afinal, não serão seletivos. A natureza cobra e o resultado é fruto das ações antrópicas, que são realizadas pelo homem. A gente tem trabalhado junto para definir um direcionamento estratégico mais sustentável. É fundamental que cada um faça sua parte, a começar pelo nosso local de trabalho, no sentido do consumo consciente”, explicou Salazar.

O vereador é autor de seis Projetos de Lei (PL) que versam sobre sustentabilidade, dentre eles o que dispõe sobre a proibição da distribuição de sacolas plásticas aos consumidores em todos os estabelecimentos comerciais do Recife, o PL que obriga os organizadores de eventos abertos ao público realizarem serviços de coleta seletiva dos resíduos sólidos secos gerados durante os eventos, destinando-os para as cooperativas de catadores regularmente inscritas na cidade e o que institui o Dia Municipal do educador ambiental. Como também o projeto que dispõe sobre a criação do programa de recuperação de rios, afluentes e canais do Recife e o que institui no calendário oficial de eventos do município do recife, o Dia Municipal do consumo consciente.

“É preciso ter senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina. Esses são os 5S da gestão de qualidade. Somado aos 3R de Reduzir, Reutilizar e Reciclar adotamos práticas que estabelecem uma relação mais harmônica entre o trabalhador e meio ambiente”, finalizou o vereador.

assuntos

comece o dia bem informado: