O prefeito Geraldo Julio destacou a participação popular, através da plataforma Colab, nas ações desenvolvidas na Prefeitura do Recife
O prefeito Geraldo Julio destacou a participação popular, através da plataforma Colab, nas ações desenvolvidas na Prefeitura do RecifeFoto: Gustavo Carvalho/Colab

O modelo de Consultas Públicas utilizado no Recife foi destaque neste sábado (9), no Welcome Tomorrow 2019, considerado o maior evento sobre o futuro já realizado no Brasil. No painel Colab Talks - Consultas Públicas: Cidades Sustentáveis, o prefeito Geraldo Julio destacou a participação popular, através da plataforma Colab, nas ações desenvolvidas na Prefeitura do Recife, como o Plano Diretor, Recife 500 Anos, avaliação dos Compaz, entre outros. A conferência aconteceu no São Paulo Expo, em São Paulo.

No Welcome Tomorrow, o prefeito Geraldo Julio destacou a inovação como forma de ampliar a participação popular. "O cidadão não quer só opinar. Ainda tem gente que entra na rede social, faz uma crítica e acha que fez seu papel. Tem muito mais gente querendo ir além de fazer a crítica pela crítica. O cidadão hoje quer que a solução passe por ele. Quando o cidadão é parte da solução, ele se envolve até o fim, se compromete", afirmou.

No painel, o gestor municipal apresentou o tema “Consultas Públicas como ferramenta para a construção de um governo democrático”, onde destacou ações importantes da gestão, e de como as consultas públicas e as pesquisas de opinião, apoiadas pela Colab, nortearam a administração para a construção de projetos mais eficientes para toda a cidade. O Colab, é uma ferramenta de gestão e instrumento de participação social, onde o usuário cadastra uma demanda e o órgão oficial responsável por ela responde.

O Plano Diretor foi um dos exemplos apresentados. Com o objetivo de traçar o ordenamento para o território da cidade, ele indica as diretrizes e os instrumentos urbanísticos necessários para o desenvolvimento do município de maneira planejada e equilibrada. Por indicação legal, a cada 10 anos esse documento precisa ser revisado. Para consolidação dos dados para a formulação de Projeto de Lei do Plano Diretor, a participação da sociedade se deu em um cronograma com cinco etapas. Foram seis consultas públicas nas Regiões Político-Administrativas (RPAs), nove oficinas temáticas, uma audiência pública sobre o diagnóstico propositivo, seis audiências públicas devolutivas nas RPAs e quatro oficinas por segmentos, além de conferências.

As pesquisas de avaliação também são importantes ferramentas. Nos Centros Comunitários da Paz – Compaz, que foi concebido com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário através de atividades de esporte, lazer, educação e oferta de serviços, foi a partir da pesquisa de avaliação pelo público das comunidades frequentadoras, para medir os serviços e atividades prestadas, que possibilitou a revisão do acervo de livros da biblioteca.

"Falando como administrador de uma cidade que tem muitos desafios. Mas, por exemplo, quando iniciamos a reforma de uma praça pela escuta participativa de como a comunidade quer e precisa e trazendo elas para trabalhar juntos, pode ficar despreocupado que aquela praça vai ficar por 50 anos. Mas se chegarmos lá sem dizer nada a ninguém e terminar a obra do mesmo jeito, pode ter certeza que aquele local vai sofrer vandalismo e a população não vai se envolver", avaliou o prefeito Geraldo Julio. "A humildade é fundamental para continuarmos vendo o setor público como ponto importante, que resolve questões cotidianas e ajuda na qualidade de vida das pessoas, mas sempre com a ajuda da sociedade", pontuou.

O Welcome Tomorrow, reuniu sociedade civil, organizações internacionais e líderes governamentais, com o intuito de ajudar empresas e profissionais a repensarem o valor do tempo e da vida através do viés da mobilidade, da gestão de tempo e do futuro do trabalho. O objetivo é estimular a inovação tecnológica e humana através da organização de várias vilas que fomentem os temas marcantes de Cidades Inteligentes. O Welcome Tomorrow acontece até amanhã, 10.


assuntos

comece o dia bem informado: