Folha Política

Por enquanto, 2º turno à vista

A margem de erro é de três pontos percentuais

Fatima Bernardes, Tulio Gadelha e amigosFatima Bernardes, Tulio Gadelha e amigos - Foto: Jonas Liberato/Divulgação

Na contagem regressiva para o primeiro turno da eleição municipal, os candidatos à Prefeitura do Recife depositam expectativas no debate de TV, que será realizado pela Rede Globo Nordeste, na quinta-feira. Numa eleição em que a falta de debates na Capital tem sido sentida e alvo de críticas dos próprios postulantes, acredita-se que esse único debate televisivo poderá ter impacto. A terceira pesquisa Ibope, resultado de parceria entre a Folha de Pernambuco e a Rede Globo Nordeste, indica cristalização de um segundo turno. O prefeito e candidato à reeleição, Geraldo Julio, oscilou apenas um ponto positivamente e aparece com 39% (tinha 38%). Já João Paulo e Daniel Coelho oscilaram dois pontos positivamente. O petista pontua, agora, 29% (tinha 27%) e o tucano, 15% (tinha 13%). Já Priscila Krause e Edilson Silva oscilaram um ponto negativamente. Ela com 3% (tinha 4%), ele com 2% (tinha 3%). Brancos e nulos caíram de 10% para 8%. Candidatos apostam em uma redução ainda maior desse volume, de forma a reverter isso em intenções de votos. Em caso de segundo turno, um embate entre Geraldo Julio e João Paulo seria o cenário mais esperado por aliados do prefeito, uma vez que a tendência seria de o PSDB e o DEM apoiarem o socialista. Na simulação de 2º turno entre Geraldo e João Paulo, o socialista aparece com 50% contra 35% do petista. Na hipótese de Geraldo disputar com Daniel, o prefeito pontua 49% e o deputado, 32%. Entre Daniel e João Paulo, cada um pontua 42%. Faltam apenas cinco dias para o pleito. A conferir.

Surpesas das urnas
Daniel Coelho, que vinha apostando na hipótese de ultrapassar João Paulo, manteve-se subindo. No entanto, sem registrar ultrapassagem. Ele faz a seguinte observação: “João Paulo era para ser senador, se fosse por causa das pesquisas”. Refere-se à eleição de 2014, quando o petista liderou até a véspera do pleito, mas quem acabou saindo vitorioso foi o senador Fernando Bezerra Coelho.

G-4 > Foi a primeira vez, ontem, que os quatro ministros pernambucanos reuniram-se, no Recife. Almoçaram no Leite. Às vésperas do 1º turno, os próprios aliados do prefeito Geraldo Julio consideram pouco estratégico que o Governo do Estado compre briga com os representantes de Pernambuco na Esplanada dos Ministérios.

Horizonte > Isso porque mesmo os ministros, cujos partidos não estão na base do Governo do Estado, a exemplo de Bruno Araújo e Mendonça Filho, podem vir a apoiar o prefeito Geraldo Julio, no caso de o 2º turno se concretizar.

Saudações > Secretário da gestão Paulo Câmara que verbalizou reação diantes de cobranças do ministro Bruno Araújo por projetos da administração estadual, Márcio Stefanni acabou encontrando o titular do Ministério das Cidades, no final de semana. Resultado: cumprimentaram-se.

Lugar comum > Stefanni acompanhava o governador Paulo Câmara nas agendas de campanha eleitoral que o socialista cumpria em Santa Cruz do Capibaribe e em Camaragibe, das quais o tucano também participou.

Ponte > Stefanni é amigo de Henrique Pinto, um dos membros do time do secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimento do Governo Federal, Moreira Franco. Os dois trabalharam juntos no BNDES.

Bate-bola > O deputado Lucas Ramos esteve com o candidato a prefeito Neco e com o jogador Carlinhos Bala na comunidade Sapo Nu, no bairro do Totó, no Recife, bem na divisa com Jaboatão. Eles conversaram com os atletas da comunidade, numa manhã regada a futebol e debateram assuntos de importância para a comunidade. Carlinhos contou sua história de luta e como o futebol mudou sua vida.

Veja também

Praça dos Três Poderes passará por revitalização; edital é anunciado
Edital de licitação

Praça dos Três Poderes passará por revitalização

8 de janeiro tem 88 presos, 13 condenados e 43 denúncias recebidas, diz gabinete de Moraes
Moraes

8 de janeiro tem 88 presos, 13 condenados e 43 denúncias recebidas, diz gabinete de Moraes

Newsletter