Saúde

Prefeito de Curitiba, Rafael Greca é internado após sofrer AVC

Segundo médicos, ele tem quadro estável e está dialogando

Rafael Greca, prefeito de CuritibaRafael Greca, prefeito de Curitiba - Foto: Greca/Divulgação

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) isquêmico na manhã desta terça-feira (20). Ele foi internado para observação e, segundo nota divulgada pela prefeitura, não apresenta comprometimento cognitivo ou motor.

Segundo boletim médico divulgado pela prefeitura, Greca teve uma indisposição e seguiu para o Hospital Nossa Senhora das Graças para receber atendimento médico. Na unidade, os médicos diagnosticaram o AVC.

De acordo com os médicos, Greca "encontra-se clinicamente alerta, em bom estado geral, com sinais vitais estáveis, participativo e dialogando". Ainda não há previsão de alta.

O AVC isquêmico, popularmente conhecido como derrame, é causado pela obstrução de uma artéria, o que impede a passagem de oxigênio para as células cerebrais. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia).

Entre os fatores de risco para o AVC estão hipertensão, diabetes, colesterol alto e obesidade. Segundo as orientações do Ministério da Saúde, quanto mais rápido o diagnóstico, maiores são as chances de não haver complicações, como paralisia e problemas de visão.

Em setembro do ano passado, o prefeito e a esposa dele, Margarita Sanson, foram diagnosticados com Covid-19. Ele permaneceu internado por três dias.

Greca, que tem 65 anos de idade, recebeu a primeira dose da Coronavac, contra a Covid-19, no último sábado (17). Não há indícios de que o episódio desta terça tenha relação com a imunização.

Logo que assumiu a prefeitura em 2017, Greca, que foi reeleito no ano passado, teve uma tromboembolia pulmonar e ficou internado por uma semana.

Veja também

Senador chama empresário Carlos Wizard para falar na CPI da Covid
CPI da Covid

Senador chama empresário Carlos Wizard para falar na CPI da Covid

Alepe inclui punição à homofobia entre os crimes de preconceitos praticados em eventos esportivos
Blog da Folha

Alepe inclui punição à homofobia entre os crimes de preconceitos praticados em eventos esportivos