Prefeitura pede para Google Maps bloquear imagem da casa de Doria

Pedido foi feito pela Assessoria Policial Militar, órgão do gabinete responsável pela segurança do prefeito

Residência de Doria foi alvo de manifestação política em julho passadoResidência de Doria foi alvo de manifestação política em julho passado - Foto: Reprodução/google stret view

A Prefeitura de São Paulo pediu para o Google Maps, ferramenta de mapeamento por satélite da multinacional Google, desfocar as imagens da casa do prefeito João Doria (PSDB) no Jardim Europa, na zona Oeste de São Paulo. A empresa acatou o pedido e atualmente não é possível ver a residência de Doria por meio do site.

O pedido foi feito pela Assessoria Policial Militar, órgão do gabinete responsável pela segurança do prefeito. Procurado pela reportagem, o Google Maps disse que não comenta casos individuais e enviou link em que consta a sua política de privacidade.

"Se você visualizar um rosto ou uma placa de veículo que precise de mais desfoque ou se quiser que desfoquemos sua casa ou seu carro inteiro, envie uma solicitação usando a ferramenta Informar um problema. Também podemos desfocar casas e carros inteiros ou parcialmente", diz o texto da empresa.

No entanto, ainda é possível ter acesso a um modelo tridimensional da casa por meio do Google Earth, site que faz imagens aéreas de cidades e casas por todo o globo. A casa do prefeito virou palco de tensão política recentemente. Em julho, cerca de 200 manifestantes do grupo "Levante Popular da Juventude" fizeram protesto em frente a mansão, carregando cartazes, faixas, máscaras do prefeito e tambores. O muro da casa foi pichado com a inscrição "SP não está à venda". A casa de Doria está entre as dez maiores da cidade. Ela tem 7.031 metros quadrados de terreno, 3.304 metros quadrados de área construída, e valor estimado em R$ 46 milhões.

Veja também

Eleições 2022 já estão no retrovisor de lideranças políticas sertanejas
Carlos Britto

Eleições 2022 já estão no retrovisor de lideranças políticas sertanejas

Navegue na edição digital da Folha de Pernambuco
Folha de Pernambuco

Navegue na edição digital da Folha de Pernambuco