Presidente do Senado fala em unificar propostas de reforma tributária

A Câmara deu início na semana passada à tramitação da proposta do deputado Baleia Rossi (MDB-SP)

Davi AlcolumbreDavi Alcolumbre - Foto: José Cruz/Agência Brasil

Um dia depois de o ministro da Economia, Paulo Guedes, defender a volta de um imposto sobre transações financeiras nos moldes da antiga CPMF, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse ser a favor da unificação das propostas que tramitam no Senado, na Câmara e a que o governo ainda deve encaminhar.

A Câmara deu início na semana passada à tramitação da proposta do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), idealizada pelo economista Bernard Appy, do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF).

Diante disso, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), relator da proposta idealizada pelo ex-deputado Luiz Carlos Hauly, pressionou pelo início da tramitação no Senado.

Para asseverar a disputa por protagonismo, o governo ainda pretende mandar uma terceira proposta.

Na terça-feira (20), Guedes defendeu a volta de um imposto nos moldes da antiga CPMF como substituto à cobrança tributos sobre a folha de pagamento das empresas.

Leia também:
Revisão do pacto federativo reunirá até seis PECs, diz Alcolumbre
Alcolumbre: reforma tributária e pacto federativo serão prioridades


Sem mencionar a ideia de uma nova CPMF, Alcolumbre disse que quer conversar com Guedes e com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para evitar que as propostas tramitem separadamente e não cheguem ao final.

"Vai pegar uma parte do texto da Câmara, uma parte do texto do Senado e fazer uma matéria que passe", disse o presidente do Senado.

Para Alcolumbre, é possível que o texto unificado comece a tramitar pelo Senado, onde, segundo ele, o andamento do processo seria mais rápido. "É melhor juntar todo mundo para fazer um texto que faça a reforma para o Brasil. Não interessa quem é o ator, se é coadjuvante ou o principal. Interessa o resultado", afirmou.

Questionado, Maia não respondeu se concorda com a ideia de unificação das propostas.

Veja também

Chile conclui eleição histórica em busca de maior equidade com uma nova Constituição
AMÉRICA LATINA

Chile conclui eleição histórica em busca de uma nova Constituição

Governo Biden enviará 1º voo de brasileiros deportados nesta quinta (20)
Deportação

Governo Biden enviará 1º voo de brasileiros deportados nesta quinta (20)