Política

Próximos dias serão cruciais para Bolsonaro, afirmam especialistas

O candidato deve seguir com alimentação parenteral (pela veia) até que o intestino dê sinais de que voltou a funcionar

Bolsonaro antes da cirurgia de ontem. Candidato se recupera em  hospital de São Paulo Bolsonaro antes da cirurgia de ontem. Candidato se recupera em hospital de São Paulo  - Foto: (Redes Sociais/Flávio Bolsonaro)

Os próximos dias serão cruciais para Jair Bolsonaro (PSL) porque ainda há riscos de infecções e novas aderências no intestino delgado após a cirurgia de emergência feita na noite desta quarta (12), segundo cirurgiões e infectologistas ouvidos pela reportagem.

Como houve rompimento da sutura da cirurgia anterior, ocorreu vazamento de líquido intestinal (altamente contaminado) na cavidade abdominal. Mesmo com o uso de antibióticos, há riscos de formação de abcessos (pus), o que demandaria uma nova operação.

Leia também:
Jungmann quer que PF estenda proteção para família de Bolsonaro
Flávio Bolsonaro diz que o quadro de saúde do pai é “muito grave”


Da mesma forma, podem ocorrer novas aderências (um tecido grudar no outro) ou torções das alças intestinais, interrompendo o trânsito intestinal. Se isso acontecer, também há necessidade de reoperação. O intestino delgado tem de seis a oito metros e essas alças se movimentam internamente.

O candidato deve seguir com alimentação parenteral (pela veia) até que o intestino dê sinais de que voltou a funcionar. Isso será observado por meio da colostomia (bolsa coletora de fezes) feita na primeira cirurgia, na quinta (6), na Santa Casa de Juiz de Fora (MG). Esses sinais podem ser interpretados com a ausência de estufamento abdominal e quando gases e fezes passarem a ser eliminados pela bolsa.

Segundo especialistas, o quadro ainda é grave e é impossível estimar tempo para alta hospitalar. Se o trânsito intestinal for restabelecido e não houver focos de infecção, ele poderia deixar o hospital em até um mês e programar a cirurgia de reversão da colostomia para depois disso.

Veja também

Pacheco diz que Senado avalia reduzir alcance da PEC que turbina ganhos de juízes e procuradores
Brasil

Pacheco diz que Senado avalia reduzir alcance da PEC que turbina ganhos de juízes e procuradores

Lula diz que união da oposição contra Maduro na Venezuela é 'extraordinária'
Declaração

Lula diz que união da oposição contra Maduro na Venezuela é 'extraordinária'

Newsletter