PSB analisa sucessão hoje. Cargos do PP estão na mira

Embora Cleiton esteja sentado na cadeira, nome de Eriberto é citado como capaz de agregar mais apoios

Mesa Diretora Mesa Diretora  - Foto: Divulgação

O PSB, partido do governador Paulo Câmara, tem 12 deputados na Assembleia Legislativa de Pernambuco e ocupa um cargo (1ª secretaria) na Mesa Diretora. O PP, com uma bancada de 14 deputados, ocupa três cadeiras, de um total sete da Mesa. Os progressistas têm, lá, como representantes: Pastor Cleiton Collins (presidente em exercício) Vinícius Labanca (2º secretário), Eriberto Medeiros (4º secretário). Eriberto e Vinícius migraram, recentemente, para o PP, ampliando a representatividade da sigla, que, agora, tem também o presidente em exercício, cujo nome é tido por correligionários como “natural” para permanecer na cadeira, mediante eleição, que deve ser convocada em agosto. Hoje, socialistas se reúnem na Casa de Joaquim Nabuco para analisar a sucessão. Há três nomes da legenda cotados para concorrer à presidência: Nilton Mota, Isaltino Nascimento e Waldemar Borges. O nome de Isaltino, no entanto, teria costuras mais avançadas em seu favor, segundo corre nas coxias da Alepe. Do PP, embora Cleiton esteja sentado na cadeira, é o nome de Eriberto que aparece citado como o que seria capaz de agregar mais apoios, devido a um elemento: ele vai concorrer à Câmara Federal e não disputará vaga na Mesa na próxima legislatura, o que lhe conferiria maior isenção aos olhos dos pares. “Eriberto não disputa voto com ninguém”, realça um parlamentar em reserva, mas o tamanho que o PP adquiriu no Executivo passou a ser visto como empecilho. O termômetro, no PSB, deve ser tirado na reunião de hoje.

Nome de Luciana ganha eco
Nos bastidores governistas, o nome da deputada federal Luciana Santos, que preside o PCdoB nacionalmente, vem ganhando força para ocupar espaço na chapa majoritária de Paulo Câmara. Ontem, o assunto ganhou eco entre parlamentares, que a apontavam como solução ideal para a vice.

Um ou outro > Caso Luciana não integre a majoritária, o ex-prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, não concorrerá à Câmara Federal. Por enquanto, os dois nomes seguem no páreo.

O joio... > Durante a inauguração da Fenearte, ontem, o prefeito Professor Lupércio, em entrevista, definiu o governador Paulo Câmara como “uma pessoa bem intencionada, do bem”. E considerou que, “como ser humano, ele tem seus defeitos”.

...do... > Lupércio, no entanto, atribuiu ao entorno do socialista o problema maior. “Mas a gente sabe que, infelizmente, alguns gestores acabaram levando a culpa por serem mal assessorados”. E disse esperar que Paulo saiba separar “o joio do trigo”.

...trigo > Lupércio grifou haver um “consenso de insatisfação” no Solidariedade com a gestão socialista.

Prazo > Segundo dois personagens diferentes que estiveram com o ex-prefeito Fernando Haddad, nos últimos dias, o PT só estaria disposto a esperar mais uma semana pelo PSB.

Tribuna > Na Alepe, parlamentares avaliam imprimir o nome do ex-presidente Guilherme Uchoa na tribuna. Estão tentando encontrar um espaço de visibilidade interna para homenageá-lo.

Do Executivo > Como a coluna cantara a pedra, a redação final do projeto 2001/2018, relativo à prorrogação da contribuição do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal, aprovado, ontem, em primeira e segunda discussões, terá redação final hoje, às 10h.

Veja também

'Nós fizemos a nossa parte', diz Bolsonaro em meio à crise de falta de oxigênio em Manaus
Coronavírus

'Nós fizemos a nossa parte', diz Bolsonaro em meio à crise de falta de oxigênio em Manaus

Presidente do Senado articula ajuda para fornecimento de oxigênio em hospitais de Manaus
Coronavírus

Presidente do Senado articula ajuda para fornecimento de oxigênio em hospitais de Manaus