Política

PSB tem simpatia pela PEC da 2ª instância. PT vê casuísmo

"Fechar questão nem pensar",diz Tadeu Alencar, líder da sigla

Dep. Tadeu Alencar (PSB-PE)/Cleia Viana/Câmara dos DeputadosDep. Tadeu Alencar (PSB-PE)/Cleia Viana/Câmara dos Deputados - Foto: divulgacao

O tema ainda não foi à pauta na bancada, que cuidou de debater, primeiro, o pacote anticrime, aprovado na noite de ontem na Câmara Federal, com apenas nove votos contrários. Mas o líder do PSB, Tadeu Alencar, à coluna, informa que o PSB tem "uma simpatia" pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 199/19, que tramita na Câmara e cuja comissão especial foi instalada ontem.

Trata-se da proposta que permite a prisão após condenação em segunda instância. Indagado se o partido fecharia questão, ele devolve de imediato: "Fechar questão nem pensar". Socialistas, inicialmente, numa linha similar ao PT, chegaram a acenar contra a possibilidade de aprovação da matéria, mas após as propostas que alteravam o Artigo 5º da Constituição serem descartadas, a sigla, agora, tende a orientar os membros da bancada a votarem favorável. "O PSB tinha muita dificuldade com a alteração do artigo 5º da Constituição, por ser cláusula pétrea, onde estão depositados garantias e direitos individuais", pondera Tadeu Alencar. Agora, segundo ele, há uma simpatia pela tese em debate, mas a discussão, complementa o deputado, ainda precisa ser aprofundada.

Na CCJ, PT, PSOL, PC do B e Pros votaram contra o texto. Os petistas, que integram o bloco de esquerda com o qual o PSB vem atuando alinhado já apontaram "casuísmo" da proposta diante da decisão do Supremo Tribunal Federal, que garantiu a libertação do ex-presidente Lula. A orientação do PSB em relação à segunda instância pode se consolidar como mais um ponto de distanciamento em meio a um contexto em que o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, já externou incômodo com declarações do ex-presidente Lula. Em entrevista ao jornal O Globo, Siqueira já avisou: "Não vamos aderir a quem não quer apoiar ninguém, com todo o respeito ao PT". Siqueira ainda batera: "entre PT e Brasil, o PT sempre escolhe a si mesmo".

Maomé vai...
A ida do governador Paulo Câmara à liderança do PSD, ontem, em Brasília, foi resultado de consulta feita há cerca de duas semanas pelo socialista ao líder do PSD, André de Paula, sobre uma eventual visita. O momento ideal acabou sendo ontem. Na Câmara, Paulo esteve não só com André, mas com mais de 15 deputados do PSD.
...à montanha > André de Paula tem o nome colocado no páreo para a corrida majoritária de 2020 no Recife e, à coluna, declarou, há cerca de uma semana, o seguinte: "Não quero ser um prefeito, mas o prefeito". Tem apoio do partido nacionalmente, caso decida concorrer, mas ainda é da base do governador, que, ontem, cuidou de fazer um gesto ao aliado.
Nordestinos > Entre os nomes do PSD presentes no encontro, estavam o relator do Orçamento, Domingos Neto (PSD-CE), e o senador Otto Alencar, que foi o representante do PSD na comissão que analisou a proposta do novo marco do saneamento. Otto é aliado do governador Rui Costa, na Bahia.
Quadro negro > A Comissão Externa de acompanhamento do Ministério da Educação ( MEC ) na Câmara Federal apresentou relatório, ontem, que contém 53 recomendações ao Poder Executivo. Vice-coordenador, o deputado federal João Campos trabalhou em cima de três eixos: autonomia universitária, análise do Future-se e do financiamento de pesquisas no Brasil.
Recorte > A importância do Consórcio Nordeste para a região é o tema de palestra que será realizada, hoje, por Sérgio Rezende, ex- secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do governo Miguel Arraes, ex-ministro de Ciência e Tecnologia do governo Lula e professor da UFPE. Será às 20h30, no Instituto Miguel Arraes.

Veja também

Ministério da Justiça encerra atuação da Força Nacional na busca por presos de Mossoró
fuga

Ministério da Justiça encerra atuação da Força Nacional na busca por presos de Mossoró

Janja é anunciada em evento da Global Citizen em NY sobre combate à pobreza extrema
MUNDO

Janja é anunciada em evento da Global Citizen em NY sobre combate à pobreza extrema

Newsletter