PSDB: PE e mais 9 viram comissões provisórias

Fim dos mandatos dos diretórios foram antecipados e perderão validade no dia 31

O governador João DoriaO governador João Doria - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Está marcada para o próximo dia 31 a Convenção Nacional do PSDB. Resultado: o fim dos mandatos das direções estaduais foram antecipados e perderão validade automaticamente, nesta data, por decisão da Executiva Nacional. Para fazer a eleição nacional, é preciso, primeiro, consolidar as eleições municipais e estaduais. No entanto, segundo informações de um integrante da executiva do PSDB-PE, mais de 80% dos municípios do Brasil estão em situação fiscal irregular em função de uma normativa do TSE, que, segundo a fonte, burocratizou a regularidade fiscal das siglas. Esse episódio estaria prejudicando as convenções e, até a situação ser devidamente esclarecida, o ritmo das convenções de diretórios definitivos acabou reduzido.

Em função dessa burocracia, segundo outra fonte do PSDB pernambucano, a partir do dia primeiro de junho, Pernambuco e mais nove Estados terão os dirigentes de comissões provisórias nomeados pelo próximo presidente nacional. Na bolsa de apostas do tucanato, o nome de Bruno Araújo ganha força para assumir a função com apoio do governador de São Paulo, João Doria. Caso a condução de Bruno à presidência do partido se consolide, quem nomeará o dirigente que estará à frente do PSDB-PE será ele, assim como fará com os demais estados que encontram-se na mesma condição.


Branquinho aceita comandar Arpe
O convite do governador Paulo Câmara para que Severino Otávio assuma o comando da Agência Estadual de Regulação de Pernambuco (Arpe) foi feito na quinta-feira, véspera do feriado da Semana Santa. O prefeito foi chamado ao Palácio das Princesas por volta das 10h daquele dia. Pediu uns dias para conhecer melhor o orgão e, na última segunda-feira, de São Paulo, onde se encontrava, entrou em contato com o governador por WhatsApp para comunicar que aceitaria a missão.
Posse > Branquinho, como o prefeito de Bezerros é conhecido, só retornou de São Paulo na segunda-feira à noite e o governador embarcou para a Colômbia na última terça. Ele aguarda o retorno do governador para agendar a posse na Arpe.
Secretários... > “Eu entro na segunda-feira com pedido de renúncia junto à Câmara Municipal, informa Severino Otávio à coluna. O vice-prefeito, Breno Borba (PSB), que já assumiu a prefeitura diversas vezes, ficará à frente da administração municipal. Branquinho exonerou todos os secretários.
...novos > Breno está fechando os detalhes para anunciar alguns titulares de pastas, que já estavam vagas. Amanhã, Breno anuncia secretários novos de Saúde, Planejamento e Esportes, segundo ele relatou à coluna. Ele pode concorrer à reeleição, mas pondera: "Reeleição em 2020 vai ser consequência da gestão".
Enviesado > Vice-presidente da Comissão Especial de Reforma da Previdência, o deputado federal Silvio Costa Filho avisa que o debate do tema está enviesado em relação à Capitalização. "Setores à esquerda estão fazendo debate para confundir a opinião pública", defende. E crava: "Na reforma, essa coisa da capitalização, ela não existe".
Abre mão > Ainda segundo Silvio Costa Filho, o governo também não descarta retirar a desconstitucionalização. "Se a questão para o PSB apoiar a reforma for o BPC, o trabalhador rural, a capitalização e a desconstitucionalização, o governo, para ter apoio dos governadores do Nordeste, dos deputados, não tenha dúvidas, de que o governo avança nesses termos".

Veja também

Lula reúne Haddad e Marta em jantar em SP
Política

Lula reúne Haddad e Marta em jantar em SP

Congresso do MP-MG tem Bell Marques, termas e custo de ao menos R$ 500 mil
Evento

Congresso do MP-MG tem Bell Marques, termas e custo de ao menos R$ 500 mil