Política

PT afasta Franklin e escala Rui Falcão e Edinho Silva para comunicação da campanha de Lula

Petistas serão responsáveis pela estratégia, que terá operação do marqueteiro Sidônio Palmeira

Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

O ex-presidente do PT e deputado federal Rui Falcão (SP) e o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, vão coordenar a comunicação da campanha do ex-presidente Lula em substituição ao ex-ministro Franklin Martins, que foi afastado de suas funções no PT.

O marqueteiro Sidônio Palmeira vai se reportar aos dois coordenadores. A decisão de escalar Rui e Edinho para dividir a função foi uma saída para contemplar as preferências de Lula e da presidente do PT e coordenadora geral da campanha, Gleisi Hoffmann.

O ex-presidente do PT era o nome favorito de Lula e o prefeito de Araraquara, o de Gleisi. Ainda não há uma definição sobre como será a divisão do trabalho entre eles e se serão promovidas novas mudanças na estrutura de comunicação.

Homem de confiança de Lula, Rui Falcão é jornalista e presidiu o PT entre 2011 e 2017. Já Edinho foi ministro da Comunicação Social no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.

Franklin Martins deixou a coordenação da comunicação da campanha por causa de desgaste na relação com dirigentes do PT, principalmente com o secretário de Comunicação do partido, Jilmar Tatto.

A gota d 'água para a sua saída se deu com a demissão do marqueteiro Augusto Fonseca, que havia vencido um processo interno de seleção comandado pelo ex-ministro. O partido não concordava com o valor pedido por Fonseca (R$ 45 milhões) e também houve descontentamento com as peças produzidas por ele para a propaganda partidária.

Veja também

Witzel pediu vaga no STF para resolver "rachadinha" de Flávio, diz Bolsonaro
Bolsonaro

Witzel pediu vaga no STF para resolver "rachadinha" de Flávio, diz Bolsonaro

"O maior culpado na Furna da Onça é o Flávio", reclamou Bolsonaro
Bolsonaro

"O maior culpado na Furna da Onça é o Flávio", reclamou Bolsonaro

Newsletter