Senado e STF

Randolfe pede que André Mendonça deixe de relatar ação sobre demissão de servidores de Iphan

No processo também está incluso o pedido de investigação do presidente Jair Bolsonaro

Senador Randolfe Rodrigues (REDE)Senador Randolfe Rodrigues (REDE) - Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AL) pediu que o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), se declare "suspeito de imparcialidade" e deixe a relatoria do processo em que o próprio Randolfe pede que o presidente Jair Bolsonaro seja investigado pelos crimes de prevaricação e advocacia administrativa.

Na quinta-feira, Randolfe pediu a apuração de demissões no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), depois de o próprio Bolsonaro ter admitido que determinou essa medida após o órgão federal ter interditado a obra de construção de uma unidade das lojas Havan, do empresário bolsonarista Luciano Hang.

Mendonça foi indicado ao STF por Bolsonaro, de quem foi ministro da Justiça e da Advocacia-Geral da União (AGU). Nesta sexta, feira, por meio do sorteio eletrônico do STF, ele foi escolhido relator da ação. Randolfe quer que o ministro voluntariamente se declare suspeito para relatar a ação ou, alternativamente, envie o caso para o plenário ou o presidente da Corte deliberar a respeito.

Entre outras coisas, Randolfe diz que Mendonça é amigo íntimo de Bolsonaro, além de já ter sido seu advogado-geral da União. "É sabida a estreita relação existente entre o Ministro relator e o Presidente da República, alvo desta ação, razão por que deve se declarar suspeito", diz trecho do pedido de Randolfe.

O senador citou trechos de uma lei segundo a qual deve "haver suspeição quando o Juiz for amigo íntimo de qualquer das partes - tal qual é o Ministro André Mendonça em relação ao Presidente da República, como se pode perceber das manifestações publicamente conhecidas de ambos - ou quando for interessado no julgamento em favor ou desfavor de qualquer das partes - como, novamente, é o caso, na medida em que o Ministro poderá não ter interesse no devido processamento do feito, já que a temática eventualmente tivera seu aval no passado".

Randolfe destacou que um dos períodos de Mendonça à frente da AGU foi entre janeiro de 2019 e abril de 2020. Entre outras coisas, cabe à AGU representar a União judicial e extrajudicialmente, inclusive com atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

"A troca da diretoria do Iphan ocorreu em dezembro de 2019, de modo que se percebe que o Ministro foi Advogado-Geral da União durante o período em que o Presidente da República promoveu a mudança da cúpula do órgão administrativo, tornando-se temerária sua atuação neste processo por sua vinculação direta aos fatos ocorridos", diz trecho do documento de Randolfe.

Veja também

"Saidinha", crise com Congresso e greves: os principais pontos do café de Lula com jornalistas
Lula

"Saidinha", crise com Congresso e greves: os principais pontos do café de Lula com jornalistas

Lula diz que não esqueceu da "cervejinha" nem da "picanha" que prometeu durante campanha
Lula

Lula diz que não esqueceu da "cervejinha" nem da "picanha" que prometeu durante campanha

Newsletter