Eleições 2020

Recife ganha plataforma online para enfrentar mudanças climáticas e reduzir desigualdades na cidade

O lançamento da plataforma ocorrerá em evento virtual, na tarde desta quarta-feira (21)

Rua da Guia, no Bairro do RecifeRua da Guia, no Bairro do Recife - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Elaborada para auxiliar nas eleições 2020, a plataforma colaborativa “Política para o Clima”, feita para formular soluções para os problemas socioambientais e acompanhar a implantação de políticas públicas no Recife, será lançada em evento virtual na tarde desta quarta-feira (21). 

A plataforma contemplará uma Carta de Compromissos a ser assinada por candidatos(as) a prefeito(a) e a vereador(a), com recomendações associadas a um conjunto de indicadores, que serão medidos e monitorados de forma transparente por diversas instituições.

O objetivo é despertar atenções para problemas urgentes, sensibilizar políticos de todos os partidos e ampliar o compromisso da sociedade com a implementação de soluções práticas, com visão sistêmica e espírito colaborativo. A cidade foi apontada pelo Painel de Mudanças Climáticas Brasileiro (PBMC, 2014) como a 16ª cidade do mundo mais vulnerável às mudanças do clima. Os índices de pobreza e desigualdade do município podem ficar mais críticos se não forem considerados os riscos climáticos, que, além de gerarem prejuízos estruturais (destruição de infraestrutrura urbana e patrimônios públicos e privados), terão impactos devastadores sobre os mais pobres. 

A iniciativa Política Pelo Clima é uma plataforma suprapartidária para a construção transparente de compromissos, indicadores e monitoramento público de políticas municipais socioecológicas. Visa despolarizar o ambiente político, agregar ideias e unir esforços, formulando soluções para atenuar as mudanças climáticas, fortalecer a resiliência socioambiental urbana, desenvolver uma nova economia limpa e acelerar a redução de desigualdades. O projeto é coordenado pelo Instituto InterCidadania (IC), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e busca formar uma grande rede de parceiros.

Serão destacadas metas mensuráveis para Habitação (solucionar palafitas e moradias em locais de alto risco); Mobilidade (valorizar bicicletas, reduzir combustíveis fósseis e criar soluções de transportes públicos compartilhados e conectados); Educação (conhecimento climático na rede pública e formação profissional para cadeias produtivas sustentáveis); Incentivos a Negócios Verdes (impulsionar empreendimentos e empregos na economia circular); Arborização (regenerar ecossistemas e ampliar áreas verdes); EcoPlanejamento Urbano (ampliar a resiliência ambiental e reduzir riscos para a população); Energia (ampliar geração e uso de energia renovável); Resíduos (reduzir geração de lixo, aumentar processos de reciclagem e fomentar oportunidades de emprego e renda). 

Cada indicador será acompanhado por um conjunto de entidades especializadas, que também ajudarão a formular inovações para catalisar resultados. O projeto tem a coordenação geral de Sérgio Xavier, ex-secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, hoje atuando em Organizações Não Governamentais, apartidárias.

“Os imensos desafios climáticos e as urgências sociais exigem soluções integradas e a colaboração de todos. No âmbito da política não bastam promessas - é preciso fazer acontecer; no âmbito da sociedade, não basta culpar os políticos - é fundamental juntar ideias, conhecimentos e inventar saídas práticas, rápidas e transparentes. Este é o pacto que o Política Pelo Clima busca promover”, destaca Xavier. 

Além de Sérgio, estão responsáveis pela coordenação de relações institucionais,  Patricia Ferraz, presidente do Instituto InterCidadania;  pela coordenação técnica, Walber Santana, professor da UFRPE e ex-diretor da CPRH – Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco  e pela coordenação de comunicação, a  jornalista Luciana Nunes, criadora do SinsPire - Hub de Cultura, inovação e sustentabilidade do Recife.

Veja também

Relator das faixas salariais alerta Governo para possível derrota; entenda
Pernambuco

Relator das faixas salariais alerta Governo para possível derrota; entenda

Lula tira o corpo e culpa auxiliares pela gestão ruim; confira a coluna desta terça (23)
CLÁUDIO HUMBERTO

Lula tira o corpo e culpa auxiliares pela gestão ruim; confira a coluna desta terça (23)

Newsletter