A-A+

Recuo na indicação de Baldy tem reflexo na base

Para deputados, governo segue sem firmar base

Alexandre Baldy Alexandre Baldy  - Foto: Ag. Câmara

“Mesmo os deputados que têm intenção de ajudar andam lamentando a imprevisibilidade do governo Jair Bolsonaro e acusando a gestão de "não querer ser ajudada". Dizem os deputados que desde a comissão especial que trata da MP 870, referente à reforma administrativa, "as coisas desandaram". Em outras palavras, a costura que amarrava a indicação de Alexandre Baldy, secretário de Transportes de São Paulo, para o futuro Ministério das Cidades acabou desfeita. Baldy, embora filiado ao PP, era uma indicação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e contemplava o centrão. Seria um caminho de fortalecer a base do governo. A retirada do Coaf do Ministério da Justiça, entretanto, ensejou ataques de membros do PSL e de integrantes da família do presidente que teriam levado Maia a recuar, evitando deixar digital no governo. Na avaliação de parlamentares próximos ao democrata, o resultado é que o governo segue sem conseguir estabelecer uma base sólida ou firmar entendimentos que se traduzam em alianças. E há uma Reforma da Previdência à vista.

 

Café da manhã com Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro terá encontro com a bancada do Nordeste na próxima semana. Será um café da manhã com os parlamentares na próxima quarta-feira, no Palácio do Planalto. Deputados pernambucanos já receberam o convite.

Quebrando gelo > Há expectativa de que o presidente apresente uma agenda para região, mas também de que a ocasião sirva para quebrar o gelo e criar um diálogo permanente. O encontro com a bancada do Nordeste já estava previsto desde a Semana Santa, segundo parlamentares relataram à coluna.
Avante sob... > Presidente nacional do Avante, o deputado federal Luis Tibé já havia dado sinais ao grupo do ex-deputado Silvio Costa de que o partido mudaria de mãos em Pernambuco. A sigla, que era comandada por Silvio Costa, passa à tutela do suplente de senador, Waldemar Oliveira.
...nova... > Waldemar é irmão do deputado federal Sebastião Oliveira, que teria feito um movimento na direção do Avante depois de perder o controle do PR no Estado para Anderson Ferreira. Além de Silvio Costa, o herdeiro João Paulo Costa também deixará o Avante. O partido não não atingiu a cláusula de desempenho, não tem tempo de Televisão.
...direção > A tendência é de que a legenda passe a integrar a base do governo Paulo Câmara, mas o deputado estadual João Paulo Costa deve permanecer nas hostes oposicionistas e ainda avalia, segundo aliados, para qual sigla migrará.
Título > O deputado federal Fernando Rodolfo transferiu, ontem, seu título de eleitor de Garanhuns para Caruaru. É uma das apostas do PR para corrida majoritária, mas ainda não bateu o martelo no plano de concorrer à prefeitura da Capital do Agreste.
Temperatura > O deputado federal Danilo Cabral falou em nome do partido na audiência com ministro da Educação, Abraham Weintraub, na Câmara dos Deputados. Segundo Danilo, o ministro, há poucos dias, era mais arrogante e se achava “o cavalo do cão”. “Foi a força do povo nas ruas que fez ele começar a falar mais fino”, disse o parlamentar pernambucano.
São Francisco > O deputado estadual Lucas Ramos promove, hoje, audiências públicas em Cabrobó e Floresta levando o debate sobre os riscos que o Velho Chico corre após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho.

Veja também

Clubes Militar e Naval do Rio conseguem liminar para suspender exigência do 'passaporte da vacina'
Coronavírus

Clubes Militar e Naval do Rio conseguem liminar para suspender exigência do 'passaporte da vacina'

Como vou confiar no médico para tratar minha mãe?, pergunta filha de segurada da Prevent Senior
Denúncia

Como vou confiar no médico para tratar minha mãe?, pergunta filha de segurada da Prevent Senior