SUPREMO

'Regulação das redes sociais se tornou imperativa', diz Barroso

Segundo Barroso,é também preciso ''acertar a intensidade da dose'' para preservar a democracia

Presidente do TSE, Luís Roberto BarrosoPresidente do TSE, Luís Roberto Barroso - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso defendeu nesta terça-feira a regulamentação das redes sociais. Segundo Barroso, ''essa regulação se tornou imperativa'', mas é preciso ''acertar a intensidade da dose'' para preservar a democracia.

— A verdade é que houve um primeiro momento no mundo em que se imaginou que a internet e as mídias sociais devessem ser livres, abertas e não reguladas. Aí surgiram problemas de abuso de poder econômico, invasão de privacidade, disseminação de ódio e comportamentos inautênticos. Essa regulação se tornou imperativa, mas é preciso acertar a intensidade da dose para não matarmos o paciente, que é a preservação da democracia — declarou o magistrado durante sessão solene na Câmara dos Deputados.

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Barroso foi um dos homenageados no Prêmio Transparência e Fiscalização Pública na categoria governamental pelo trabalho de combate às notícias falsas nas eleições de 2020.

Na ocasião, o magistrado ainda destacou que quase 80% dos brasileiros se informam por meio das mídias sociais, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Congresso. Com isso, ''elas acabaram com o filtro que a imprensa profissional fazia'' em relação as notícias divulgadas.

— Infelizmente, com essa ausência de filtro, as mídias sociais também se tornaram um espaço para a prática de crimes. Terrorismo, pedofilia, ódio racial. Um espaço para a difusão de informações falsas e ataques à democracia, e um espaço para comportamentos inautênticos — disse Barroso.

Barroso afirmou ainda que uma das estratégias adotadas nas eleições de 2018 foi a divulgação ''massiva de informações verdadeiras''. Isso porque, de acordo com o magistrado, foi uma forma de combater comportamentos inautênticos, que consistem no uso de robôs e perfis falsos para divulgar fake news e discurso de ódio.

Veja também

"Saidinha", crise com Congresso e greves: os principais pontos do café de Lula com jornalistas
Lula

"Saidinha", crise com Congresso e greves: os principais pontos do café de Lula com jornalistas

Lula diz que não esqueceu da "cervejinha" nem da "picanha" que prometeu durante campanha
Lula

Lula diz que não esqueceu da "cervejinha" nem da "picanha" que prometeu durante campanha

Newsletter