Rumo ao PCdoB, Edilson Silva vai à mesa com Paulo Câmara

O ex-deputado estadual deve concorrer a vereador em 2020,,após ingressar nas hostes comunistas

Edilson SilvaEdilson Silva - Foto: Divulgação

Um dos fundadores do PSOL, o ex-deputado estadual Edilson Silva está construindo seu ingresso no PCdoB. Ainda finaliza algumas consultas, mas as costuras estão encaminhadas. A pavimentação desse terrreno passou por uma conversa com o governador Paulo Câmara. Edilson foi à mesa com o chefe do Executivo estadual anteontem à noite, em encontro mediado pelo PCdoB. É da legenda a vice-governadora do Estado, Luciana Santos. Naturalmente, pela posição do partido hoje no governo, o diálogo com Paulo Câmara se fez necessário.

Edilson disputou o Governo do Estado em 2006 e, enquanto deputado estadual, exercia oposição na Assembleia Legislativa pelo PSOL e presidia a Comissão de Direitos Humanos. Recentemente, o comando do referido colegiado virou alvo de disputa entre as Juntas, do PSOL, e a deputada oposicionista Clarissa Tércio. Uma articulação do governo ajudou a manter sob a presidência do PSOL, a comissão que já foi comandada por Edilson. O entendimento foi anotado por deputados nas coxias da Casa.

Há quem aponte uma sútil rota de aproximação do governo com o PSOL no Estado, ao menos, no sentido de reforçar um alinhamento nacional. Edilson não se reelegeu e deve concorrer a vereador do Recife na disputa do ano que vem. Em maio, ele anunciou a desfiliação do PSOL junto com o um grupo que somava cinco fundadores da sigla. O conjunto fez críticas à legenda em carta aberta e acusou perseguição interna. No texto, afirmou que "o partido que se digladia em lutas internas autofágicas, que estão fazendo experimentar perda de quadros políticos importantes". Apontou ainda "destempero e miopia da direção em Pernambuco". Nacionalmente, o PSOL, o PCdoB, o PSB, o PT e o PDT integram o bloco que faz oposição ao governo Jair Bolsonaro e essa união, motivada pelo plano nacional, vem embasando discursos no plano local. O tempo para que Edilson concretize o ingresso no PCdoB depende mais dele, segundo comunistas ouvidos pela coluna. O PCdoB aguarda ele finalizar as conversas com seu grupo político.

"Combo" da capitalização à vista
Depois que o ministro Onyx Lorenzoni avisou que a PEC da Capitalização será apresentada nas próximas semanas, parlamentares fizeram a leitura de que o governo quer oferecer "um combo". Leia-se: condicionar a inclusão de estados e municípios na reforma à aprovação da Capitalização.
Menina... > “A Capitalização sempre foi a menina dos olhos do ministro Paulo Guedes”, diz um deputado oposicionista em reserva. "O verdadeiro interesse do mercado sempre foi a gestão dos recursos acumulados pelo sistema previdenciário", critica o deputado.
...dos olhos > Para o mesmo parlamentar, o governo quer a capitalização e sabe que os governadores e prefeitos querem estados e municípios incluídos na reforma. O combo, traduz ele, seria: vote na capitalização e ganhe a inclusão de estados e municípios.
Na sua casa > A secretária de Habitação do Recife, Isabella de Roldão, anunciou que a comunidade de Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Leite, será a primeira a receber o projeto Parceria na Sua Casa, que faz parte do programa Chegando Junto. A escolha da área foi deliberada em plenária no Fórum do Prezeis.
Chiadeira > Nos últimos dias, Isabella teve o nome citado como possível vice de João Campos. em 2020. Um socialista, em reserva, assinala: "Cedo demais. Vice não se resolve antes de consolidar o candidato. Se fecha isso, os outros partidos irão chiar".
Eleitoral > O advogado Emílio Duarte passa a integrar a Comissão Nacional de Direito Eleitoral da OAB. A nomeação foi assinada ontem.

 

 

Veja também

Eleição tem recorde de candidatas e, pela 1ª vez, mais negros que brancos
Brasil

Eleição tem mais candidatas e, pela 1ª vez, mais negros que brancos

Mendonça abre campanha à Prefeitura do Recife com visita a comunidade carente e adesivaço no comitê
Eleições 2020

Mendonça abre campanha à Prefeitura do Recife com visita a comunidade carente e adesivaço