Política

'Se Moro combater a corrupção ajudará o país', diz Fernando Henrique

O ex-presidente também recomendou a Jair Bolsonaro prudência na fusão dos ministérios

O ex-presidente disse que preferia que Moro fosse para o STFO ex-presidente disse que preferia que Moro fosse para o STF - Foto: Fhc/pt.org

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) usou sua conta no Twitter para se manifestar sobre a escolha do juiz federal Sergio Moro para o Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Jair Bolsonaro (PSL). O juiz aceitou o convite para o cargo nesta quinta-feira (1º), após conversa com o presidente eleito.

Fernando Henrique disse que Moro ajudará o país se combater a corrupção e que preferiria vê-lo no Superior Tribunal Federal (STF) . Ele também recomendou a Jair Bolsonaro prudência na fusão dos ministérios. "Moro na Justiça. Homem sério. Preferia vê-lo no STF, talvez uma etapa. Fusões de ministérios sim, com prudência. Já vimos fracassos colloridos (sic). Torço pelo melhor, temo que não, sem negativismos nem adesismos. A corrupção arruína a política e o país. Se Moro a combater ajudará o país", diz o ex-presidente.

Leia também:
FHC diz que declaração de filho de Bolsonaro sobre o STF 'cheira a fascismo'
Moro pode ser candidato a presidente em 2022, dizem auxiliares de Bolsonaro
Moro será ministro da Justiça no governo de Bolsonaro
Presidente da Ajufe cumprimenta Moro por aceitar ministério da Justiça
Petistas contestam isenção de Moro após juiz aceitar convite de Bolsonaro


Responsável pela Lava Jato em Curitiba, Moro foi sondado para compor o governo de Bolsonaro ainda durante a campanha. Para o juiz, o convite trouxe a chance de "implantar uma agenda importante para o país, observada a Constituição e os direitos fundamentais".

"Fiz com certo pesar, pois terei que abandonar 22 anos de magistratura. No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão. Na prática, significa consolidar os avanços contra o crime e a corrupção dos últimos anos e afastar riscos de retrocessos por um bem maior", disse Moro em nota.

Veja também

Relator das faixas salariais alerta Governo para possível derrota; entenda
Pernambuco

Relator das faixas salariais alerta Governo para possível derrota; entenda

Lula tira o corpo e culpa auxiliares pela gestão ruim; confira a coluna desta terça (23)
CLÁUDIO HUMBERTO

Lula tira o corpo e culpa auxiliares pela gestão ruim; confira a coluna desta terça (23)

Newsletter