Sede de jornal é alvo de tiros no litoral do Paraná

No momento do ataque, a redação estava vazia. Ninguém ficou ferido

A sede do Jornal dos Bairros do Litoral, periódico da cidade de Paranaguá, no Paraná, foi alvejada por tiros na madrugada da última segunda-feira (26).

"Eu havia saído havia 40 minutos do jornal quando ouvi tiros. Achei que era alguma ocorrência na rua, mas, quando fui checar as câmeras de segurança, vi que o alvo era a própria redação", disse Gilberto Fernandes, jornalista e diretor de redação do periódico, que mora no prédio anexo ao local de trabalho.

Segundo Fernandes, é possível ver nas imagens um homem se aproximando do prédio e efetuando disparos. Ao todo, quatro tiros atingiram o local: três deles quebraram a porta blindex da entrada e um ricocheteou e atingiu a sala onde ele trabalha.

No momento do ataque, a redação estava vazia. Ninguém ficou ferido.

Para Fernandes, o ataque é uma tentativa de intimidar o jornal, que publica com frequência notícias relacionadas a vida política local. "Nós temos recebido intimidações desde a campanha eleitoral de 2016, mas a situação se agravou recentemente", diz.

Ele relata que recebeu uma ligação em maio de um conhecido que preferiu não identificar, o alertando que em breve "viria chumbo grosso". O diretor também diz que sua filha recebeu ligações de ameaças no final de 2017.

Em 2016, durante a campanha, o atual prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (PV), moveu três ações judiciais contra o JB Litoral, de acordo com o relato de Fernandes. Duas delas seriam por propaganda eleitoral negativa, e uma solicitando direito de resposta.

Foi registrado um boletim de ocorrência na Polícia Civil de Paranaguá, que abriu um inquérito e trata o caso como tentativa de homicídio. A polícia diz que a investigação corre em segredo e que mais informações só serão divulgadas quando o crime for apurado.

Veja também

Ministério da Saúde abre consulta pública sobre diretrizes para esclerose múltipla
Saúde

Ministério da Saúde abre consulta pública sobre diretrizes para esclerose múltipla

Ricardo Teobaldo fortalece Podemos nas eleições municipais
Edmar Lyra

Ricardo Teobaldo fortalece Podemos nas eleições municipais