Política

Sem alinhamento automático com PSDB

Como a coluna cantara a pedra, secretária da Fazenda de Lupércio também foi indicação do governador

Ministro Bruno AraújoMinistro Bruno Araújo - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A escolha do, ainda, vice-presidente de Suape, Evandro Avelar, para a Secretaria de Serviços Públicos de Olinda, confirmada na segunda-feira (26) - como a coluna antecipou com exclusividade - não está sendo tratada, pelo ministro Bruno Araújo, como um alinhamento automático do PSDB à administração do Professor Lupércio. O titular de Cidades na Esplanada chegou a gravar vídeo em apoio a Antônio Campos, no 2° turno da disputa municipal, assim como também o fez o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O PSDB não votou em Lupércio e a entrada acelerada de um quadro do tucanato na gestão do prefeito eleito do Solidariedade é vista por alguns tucanos, ligados ao ministro, como “deselegante”. O convite a Evandro passou pelo crivo do governador Paulo Câmara, cujo PSB, assim como o PSDB, abençoara a candidatura de Antônio Campos. O chefe do executivo estadual chamou Evandro para uma conversa, após receber pedido de Lupércio.

Pessoalmente, o ministro das Cidades não é a favor de uma participação imediata do PSDB na Prefeitura de Olinda. A movimentação que atraiu Evandro foi lida, entre tucanos, como uma iniciativa de “jogar para dentro e depois chamar para discutir”. Ouvido pela coluna, o ministro Bruno Araújo, em poucas palavras, adotou tom crítico, dizendo ser “contra qualquer discussão de fato consumado”. Tal compreensão parece não atrapalhar a relação do ministério com a cidade histórica.

Hoje, o titular da pasta assina, no Palácio das Princesas, a Autorização para Início de Objeto (AIO) para a execução da segunda etapa da Via Metropolitana Norte, em Olinda, para a qual destinará R$ 22 milhões. Uma ferida política, no entanto, no ninho tucano, foi aberta.

Próximo passo
Evandro Avelar admite que, pessoalmente, aceitou o convite, mas avalia ser preciso, depois disso, “tratar de trazer o PSDB para a base do governo”. Já estabeleceu conversas com o vereador Jesuíno Araújo, do PSDB, nesse sentido.

Por conta e risco > Evandro não chegou a ir à mesa com o ministro Bruno Araújo antes de aceitar o convite. A pasta de Serviços Públicos, que comandará, tem relação direta com o Ministério das Cidades.

Comunicados > Evandro introduziu o assunto com o presidente estadual do PSDB, Antônio Moraes, com Terezinha Nunes, que assumirá vaga na Alepe, com o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, futuro dirigente estadual da sigla e com o deputado federal Daniel Coelho, mais votado do PSDB, na cidade.

Menu > Ontem, Bruno Araújo falou ao telefone com o governador Paulo Câmara para alinhar a agenda conjunta de hoje. Os dois almoçam juntos, no Palácio das Princesas, após assinatura da Autorização de Início de Objeto (AIO) da Via Metropolitana Norte.

Só observa > Paulo Câmara não foi a São Paulo, ontem, para agenda, no Palácio dos Bandeirantes, com Geraldo Alckmin. Quem o representou foi o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Por enquanto > Nos corredores do Campo das Princesas, corre a leitura de que a iniciativa de Alckmin de emprestar bombas do sistema Cantareira, para amenizar a seca na Paraíba e em Pernambuco, não traz qualquer resultado político vinculado.

Casa de ferreiro > Na prática, Alckmin precisa se resolver primeiro dentro do PSDB, que ainda não bateu o martelo em qual será seu candidato à Presidência da República. Enquanto isso, ele abre pontes, como já fez com os governadores José Ivo Sartori (Rio Grande do Sul) e Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul).

Tempo > Paulo Câmara é candidato à reeleição, mas crava, a aliados, que ninguém arrancará dele tal declaração antes de 2018, sob pena de contaminar pauta administrativa com questão eleitoral.

Veja também

Praça dos Três Poderes passará por revitalização; edital é anunciado
Edital de licitação

Praça dos Três Poderes passará por revitalização

8 de janeiro tem 88 presos, 13 condenados e 43 denúncias recebidas, diz gabinete de Moraes
Moraes

8 de janeiro tem 88 presos, 13 condenados e 43 denúncias recebidas, diz gabinete de Moraes

Newsletter