Senado define membros do Conselho de Ética

O Conselho de Ética atua para preservar a dignidade do mandato parlamentar no Senado. É esse o órgão que recebe e analisa previamente representações ou denúncias feitas contra senadores

Plenário do SenadoPlenário do Senado - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Senado definiu, na noite de dessa quarta-feira (18), os integrantes do Conselho de Ética da Casa. O presidente Davi Alcolumbre leu em plenário os nomes dos indicados pelos blocos partidários e não houve objeção. Segundo Alcolumbre, a demora na instalação do Conselho ocorreu porque ele ainda aguardava as indicações dos líderes dos blocos, o que demorou a ocorrer.

O Conselho será composto pelos senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Eduardo Gomes (MDB-TO), Marcelo Castro (MDB-PI), Confúcio Moura (MDB-RO), Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), Weverton Rocha (PDT-MA), Major Olímpio (PSL-SP), Jacques Wagner (PT-BA), Telmário Mota (PROS-RR), Jaime Campos (DEM-MT), Chico Rodrigues (DEM-RR), Otto Alencar (PSD-BA), Ângelo Coronel (PSD-BA) e Marcos do Val (Podemos-ES). O nome do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) foi aprovado como o corregedor da Casa.

Leia também:
Às vésperas de Assembleia Geral, Senado aprova indicado de Bolsonaro para ONU
Com indefinição no governo, Senado dá mais um passo na análise da reforma tributária
CCJ do Senado confirma sabatina de candidato à PGR para o dia 25


Pelo regimento do Senado, a instalação do Conselho ocorrerá na primeira reunião, quando também será eleito, pelos membro, o presidente do colegiado. Esse primeiro encontro do conselho pode acontecer nesta quinta (19). Alcolumbre disse na terça-feira (17) à noite, após o fim da Ordem do Dia, que já existem demandas para o Conselho de Ética. Sem citar casos específicos, o presidente da Casa afirmou que o conselho precisa “começar a trabalhar”.

O Conselho de Ética atua para preservar a dignidade do mandato parlamentar no Senado. É esse o órgão que recebe e analisa previamente representações ou denúncias feitas contra senadores, que podem resultar em medidas disciplinares como advertência, censura verbal ou escrita, até a perda do mandato.

Veja também

Câmara instala comissão para reformar Lei da Lavagem de Dinheiro
Política

Câmara instala comissão para reformar Lei da Lavagem de Dinheiro

Senadores da Comissão do Pantanal aprovam cronograma de trabalho
Meio Ambiente

Senadores da Comissão do Pantanal aprovam cronograma de trabalho