investigação

Serra chama operação da PF de 'espetacularização' e diz que nunca foi ouvido sobre o caso

O senador nega as acusações e diz que a investigação é 'baseada em fatos antigos'

Senador José SerraSenador José Serra - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O senador José Serra, 78, afirmou em nota que foi surpreendido por mais uma operação da Polícia Federal na manhã desta terça-feira (21). O político é suspeito de estar no topo de um esquema de doações via caixa dois que teria beneficiado sua campanha com cerca de R$ 7 milhões em 2014.

Ele nega as acusações e diz que jamais foi ouvido sobre o caso. O político afirma que a decisão da Justiça Eleitoral foi "baseada em fatos antigos" e em investigação até então desconhecida por ele e por seus advogados.

Serra considerou "abusiva" a operação de busca e apreensão em seus endereços, dois dos quais já haviam sido vasculhados há menos de 20 dias pela Polícia Federal. Ele ainda lamenta a "espetacularização que tem permeado ações deste tipo no país" e reforça que "jamais recebeu vantagens indevidas ao longo dos seus 40 anos de vida pública". Por fim, o senador diz confiar no Poder Judiciário e que "espera que esse caso seja esclarecido da melhor forma possível".

O PSDB de São Paulo divulgou nota reiterando a sua confiança no senador José Serra, "pautada nos mais de 40 anos de uma vida pública conduzida de forma proba e correta". O presidente do diretório de São Paulo do partido, Marco Vinholi, afirma ter "confiança no poder judiciário e no esclarecimento dos fatos".

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (21), a Operação Paralelo 23, ligada à suspeita de caixa dois na campanha do senador José Serra (PSDB) nas eleições de 2014. A PF prendeu José Seripieri Filho, fundador da Qualicorp, do setor de planos de saúde.

A operação também incluía o cumprimento de mandado de busca e apreensão no gabinete de Serra em Brasília, mas a diligência foi barrada pelo Senado e depois suspensa pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli.

O polo financeiro do esquema, segundo a PF, foi coordenado pelo fundador da Qualicorp, conhecido como Júnior. "No topo da cadeia criminosa, tem o acionista controlador e, no topo do político, temos o então candidato", disse o delegado Milton Fornazari Júnior, responsável pela operação.

A operação apura ainda se houve contrapartida por parte de Serra e a razão para as doações não terem sido registradas junto à Justiça Eleitoral. Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão. Além da capital paulista e de Brasília, houve ações em Itatiba e Itu (interior de São Paulo).

A Justiça Eleitoral também determinou o bloqueio judicial de contas bancárias dos investigados.

Veja também

Lula nega que governo tenha problemas com Congresso: "Situações normais da política"
GOVERNO LULA

Lula nega que governo tenha problemas com Congresso: "Situações normais da política"

Fim das faixas salariais reinicia tramitação após aprovação de relatório da deputada Gleide Ângelo
BLOG DA FOLHA

Fim das faixas salariais reinicia tramitação após aprovação de relatório da deputada Gleide Ângelo

Newsletter