Presidência

Silêncio de Bolsonaro não atrapalha transição para Lula

Equipe do presidente eleito tem dado andamento ao processo com membros do atual governo

Lula, presidente eleito do BrasilLula, presidente eleito do Brasil - Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) prossegue em silêncio depois dos resultados das eleições, no último domingo, membros do governo dele trilham o caminho oposto e se dispõem a facilitar o processo de transição para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O vice-presidente atual, Hamilton Mourão, já conversou com vice de Lula, Geraldo Alckmin, e se ofereceu para ajudar na passagem da gestão. O diálogo entre eles começou depois que Mourão enviou uma mensagem de texto a Alckmin para parabenizá-lo e este, depois disso, telefonou para o atual vice-presidente para agradecer.

Mourão, então, se antecipou a Bolsonaro e instruiu servidores da Vice-Presidência para facilitarem o trabalho de transição, tornando disponíveis todas as informações para a equipe do presidente eleito.

Ontem, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, conversou por telefone com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. Segundo a Folha, ele também se colocou à disposição e disse esperar a orientação de Bolsonaro para indicar a equipe de transição.

Durante o processo de transição de governo, antes da posse de Lula em 1º de janeiro de 2023, a equipe do presidente eleito colhe informações do atual governo e planeja as ações do próximo.

Veja também

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais
falsa identidade

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais

Bolsonaro alega "agenda política" em embaixada
BRASIL

Bolsonaro alega "agenda política" em embaixada

Newsletter