POLÍTICA

STF forma maioria para manter prisão preventiva de Roberto Jefferson

O pedido feito pela defesa de Roberto Jefferson, que é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

Roberto JeffersonRoberto Jefferson - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para negar mais um pedido de liberdade do ex-deputado Roberto Jefferson, presidente afastado do PTB. Quatro ministros já seguiram o relator, ministro Edson Fachin, que negou o pedido por uma questão processual.

O pedido feito pela defesa do ex-deputado, que é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), foi feito contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que determinou a prisão em agosto. Segundo a jurisprudência do Supremo, é incabível habeas corpus contra decisão inidivudal de um outro ministro.

"Não é cabível habeas corpus em hipóteses como a dos autos, por se tratar de writ (mandado/escritura) contra decisão monocrática proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, que decretou prisão preventiva do agravante", disse Fachin.
 

O julgamento, que acontece no plenário virtual da Corte, foi iniciado na última sexta-feira. Já acompanharam Fachin os ministros Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski. O ministro Alexandre de Moraes se declarou impedido para votar.

O ex-deputado foi preso no dia 13 de agosto pela Polícia Federal pela realização de ataques aos ministros do Supremo e ofensas às instituições democráticas. A ordem de prisão havia sido determinada por Alexandre de Moraes, após um pedido feito pela própria Polícia Federal.

Veja também

Bossa nova, medalhas e almoço com coxinha: saiba como foi o encontro de Lula e Macron em Brasília
Visita Macron

Bossa nova, medalhas e almoço com coxinha: saiba como foi o encontro de Lula e Macron em Brasília

"É grave que ela não possa ter sido registrada", diz Lula sobre candidata opositora na Venezuela
Crítica

"É grave que ela não possa ter sido registrada", diz Lula sobre candidata opositora na Venezuela

Newsletter