Logo Folha de Pernambuco

supremo

STF mantém validade de jornada 12x36 por meio de acordo individual

Norma foi questionada pela confederação de trabalhadores na saúde

A sede do Supremo Tribunal Federal A sede do Supremo Tribunal Federal  - Foto: Fellipe Sampaio/STF/Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a validade da norma que permite a jornada de trabalho de 12 horas por 36 horas de descanso fixada por meio de acordos individuais. 

A regra está prevista na Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) e foi questionada no Supremo pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS). A entidade alegou que a aceitação da jornada por acordo individual é inconstitucional, podendo ser autorizada somente por acordo ou convenção coletiva.

Ao julgar a questão, a maioria dos ministros do STF acompanhou o voto do relator, ministro Gilmar Mendes. Conforme o entendimento, as mudanças na CLT positivaram a evolução da jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do próprio Supremo.

“Não vejo qualquer inconstitucionalidade em lei que passa a possibilitar que o empregado e o empregador, por contrato individual, estipulem jornada de trabalho já amplamente utilizada entre nós, reconhecida na jurisprudência e adotada por leis específicas para determinadas carreiras”, disse o ministro.

O voto do relator foi acompanhado pelos ministros Dias Toffoli, Luiz Fux, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Nunes Marques, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia.

Rosa Weber e Edson Fachin votaram para garantir que a jornada seja autorizada somente por meio de acordo coletivo.

O julgamento ocorreu no plenário virtual, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema e não há deliberação presencial. O julgamento foi finalizado na sexta-feira (30), e o resultado, divulgado nesta quinta-feira (6).

Veja também

Comandante do Exército, general Tomás Paiva recebe Título de Cidadão Pernambucano
Homenagem

Comandante do Exército, general Tomás Paiva recebe Título de Cidadão Pernambucano

Haddad diz que Lula, Pacheco e Lira fecharam entendimento sobre emendas
Acordo

Haddad diz que Lula, Pacheco e Lira fecharam entendimento sobre emendas

Newsletter